Tabaco é um dos grandes inimigos da beleza

Efeitos do tabaco na aparência



- Quando o cigarro e o sol se juntam, o estrago é ainda maior para a aparência. Estima-se que a pele das pessoas que apanham sol e fumam envelhece dez vezes mais rápido do que a de quem não têm esses hábitos. Porque a exposição solar, da mesma forma que a nicotina, destroem as fibras de colágeno e elastina, acelerando o processo de envelhecimento.

- O cigarro destrói a beleza da pele e dos cabelos, pois causa danos em todo o organismo por meio de sua actuação directa na corrente sanguínea. Sem a circulação correcta dos nutrientes, as células não conseguem reter água e vitaminas, a pele torna-se flácida, opaca e sem brilho. Os cabelos perdem o brilho e ficam ressecados.

- Tratamentos estéticos não funcionam nos fumadores porque as substâncias tóxicas que são lançadas diariamente na corrente sanguínea estimulam a formação de radicais livres, causando envelhecimento precoce e a formação de rugas. Os fumadores que se tratam com cremes anti-rrugas podem não obter os mesmos benefícios dos não fumadores, pois os efeitos do tabagismo tornam-se crónicos e persistentes com o tempo.

- O tabaco provoca celulite. O fumo também está associado ao aparecimento de celulite por sua influência na circulação sanguínea e excesso de toxinas, que acabam por propiciar a formação de depósitos de gorduras e por consequência o temível efeito "casca de laranja".

- Outra má notícia para quem fuma é a relação entre tabagismo e a osteoporose. Pesquisadores que analisaram os níveis de hormonas sexuais femininas identificaram dois marcadores que sofreram importantes alterações nas mulheres que pararam de fumar. Mesmo antes de tal comprovação científica, sabia-se que o fumo é altamente prejudicial no organismo da mulher, favorecendo o desenvolvimento da osteoporose, apesar de não ser factor preponderante, o cigarro, tal como o álcool e o café, também aumentam o risco de enfraquecimento dos ossos.

Comentários