quinta-feira, 10 de abril de 2014

Benefícios da salsa

 
O consumo regular de salsa tem muitos benefícios para a saúde.
 
 1 - Utilizada para tratar e melhorar a hipertensão e a osteoporose.
 
2- Contém minerais tais como, cálcio, ferro, fósforo e enxofre, sendo recomendada a pessoas com anemia, fraqueza ou cansaço físico.
 
3- A salsa é rica em cálcio, é recomendado a crianças e atletas para fortalecer os ossos.
 
4- Ajuda na digestão, evita espasmos intestinais, digestão lenta e prisão de ventre.
 
5- Com propriedades antioxidantes ideal para limpar e rejuvenescer a pele, fortalece as unhas e cabelos.
 
6- Rica em vitamina C, fortalece o sistema imunológico, aumenta as defesas, previne o cancro, problemas cardíacos, cataratas e outras infeções.
 
7- Possui propriedades antibacterianas. A clorofila encontrada na salsa é um bom remédio para evitar o mau hálito.
 
 

segunda-feira, 7 de abril de 2014

Como ter uns pés bonitos

Não basta, apenas, visitar a pedicure. É importante ter cuidados diários com os pés. Não só está a contribuir para que fiquem impecáveis no Verão, quando usa sandálias, mas também a contribuir para o seu bem-estar!
 
 
Alguns cuidados que deve ter em conta, todos os dias:

LIMPE OS PÉS
A pele dos pés é mais espessa e resistente do que a de outras áreas do corpo, por isso facilmente a sola fica com calosidade e células mortas. Assim, para retirar o excesso de calosidade deve limar, semanalmente, a região dos calcanhares e a sola com uma lima própria para os pés ou com uma pedra-pomes. A melhor altura para limar os pés é depois do banho, já que a pele está mais mole.
 
PÉS MACIOS
Para amolecer a pele dos pés deixe-os de molho, durante dez minutos, em água morna com vinagre (para cada litro de água acrescente meio copo de vinagre). De seguida, massageie os pés com óleo de amêndoas ou com um creme hidratante. Faça isto uma ou duas vezes por semana. Esta é também uma boa altura para limar os pés e as unhas, mas antes de massajar os pés com o creme.

UNHAS IMPECÁVEIS
Corte as unhas de quinze em quinze dias, de preferência depois do banho. Use um alicate ou uma tesoura para as cortar. Também pode simplesmente apará-las com uma lima, sobretudo se for regularmente à pedicure. Não deve cortar demasiado as unhas nem deixá-las muito compridas. O facto de estarem muito compridas contribui para a acumulação de resíduos e sujidade; e se as cortar demasiado pode correr o risco de lhe encravar uma unha.

CUIDADO COM A CUTÍCULA
Para ter umas unhas apresentáveis, o ideal é empurrar a cutícula cuidadosamente com uma espátula própria. O excesso de pele pode ser removido com o alicate, mas tem de ter muito cuidado, pois pode correr o risco de ter uma inflamação. Se não estiver habituada a retirar o excesso de pele, depois de empurrar a cutícula, o melhor é deixar esta tarefa para a pedicure.

LAVE OS PÉS
Lave muito bem os pés! Não basta deixar que escorra a água enquanto toma um duche. Deve passar com a esponja entre os dedos. Depois do banho, é importante secar muito bem os pés, pois a humidade acumulada pode dar origem a micoses.

PROTETOR SOLAR
Na praia, coloque protetor solar nos pés. Apesar de terem uma pele mais resistente, não devem de forma alguma serem esquecidos. Além de evitar que a pele fique ressequida, está igualmente a prevenir o cancro de pele.

CALOS: O QUE FAZER?
O uso de sapatos apertados, não arejados e de salto alto facilita o aparecimento de calos. Este devem ser retirados por uma especialista. Mas, a calosidade que costuma aparecer na zona dos calcanhares e na sola dos pés não passa de uma reação natural da pele ao atrito causado pelo andar, pela má postura ou pelo uso de certo tipo de calçado. Para atenuar esta calosidade, deve limar os pés, corrigir a postura e usar calçado confortável. Se não fizer nada, a calosidade acumula, o que é pior.

sexta-feira, 4 de abril de 2014

Ajude o seu filho a perder peso

Nenhuma dieta deve ser demasiado restritiva mas, no caso das crianças, este pressuposto é ainda mais importante, estipule um plano equilibrado aprovado pela criança.
 
- Um plano de emagrecimento só deve ser iniciado se a criança ou jovem se sentir mal com o peso e mostrar vontade de emagrecer.
 
- Estratégias que impliquem sacrifícios como passar fome ou ficar a ver os outros a comer podem causar danos muito prejudiciais à criança.
 
- É fundamental que, em casa, não existam doces disponíveis, como bolachas, gomas, chocolates, pão adocicado e bebidas açucaradas.
 
- Deve ter sempre alimentos saudáveis para que quando a criança tiver fome possa optar por eles: vegetais, fruta, cereais integrais, pão escuro, queijo e fiambre magros, iogurtes.
 
- À mesa exclua batatas fritas, pão branco, maionese e fritos. Peixe, carne, ovos e vegetais devem constar sempre da alimentação, tal como a água.
 
- Estimule a prática de exercício físico com atividades que motivem a criança e lhe deem prazer, como caminhada, natação, bicicleta, saltar à corda ou andar de patins.
 
 
Fonte: Conselhos da Dra Teresa Branco à revista Prevenir

quinta-feira, 3 de abril de 2014

Cuidar de alguém com demência


Promova, dentro do possível, a participação e independência da pessoa doente, mantendo-a a par dos acontecimentos e envolvida nas tarefas diárias e assuntos que lhe dizem respeito.

Adote e estimule um estilo de vida saudável, incluindo atividade física, uma alimentação saudável e contacto com amigos e familiares.

Procure apoio no âmbito da saúde mental e emocional (psicologia, neurologia ou psiquiatria). Considere a hipótese de ajuda para dar banho, cozinhar, limpar a casa, ir às compras. Tenha em conta que poderá vir a ser preciso apoio 24 horas por dia.

Perante reações de apatia, ansiedade, depressão, delírio ou agitação, fale em tom calmo e carinhoso, olhando a pessoa de frente e tranquilizando-a até chegar um profissional de saúde. Não dê medicamentos sem receita médica.

quarta-feira, 2 de abril de 2014

Cuidados saudáveis no ginásio

O ginásio é frequentado por imensas pessoas, podendo tornar-se um dos maiores focos de germes e vírus (como o da gripe), esteja atento e proteja-se.

- Garrafas de água - Encha a garrafa em casa e prefira os modelos com bucais que se podem abrir com a boca. O simples ato de abrir a garrafa transfere os germes presentes nas suas mãos para o bucal e consequentemente para a boca.

- Aulas de grupo e máquinas de treino -  Não dispense o uso de toalha como proteção. Durante o treino, evite tocar na cara ou na boca. São dezenas de pessoas a partilhar o mesmo espaço e objetos.

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Ritual de maquilhagem em 5 minutos

Depois de limpar a pele, aplicar o tónico, o creme de olhos e o hidratante, a sua pele está pronta para ser maquilhada e ficar perfeita em 5 minutos. Estes são os 5 produtos básicos para uma maquilhagem.

Base
Uniformiza o seu tom de pele, deixando-a com um aspeto liso, bonito e saudável. Para escolher, tenha em conta o seu tipo de pele (seca, mista ou oleosa), teste no maxilar: se se confundir com a pele acertou. Se estiver indecisa entre dois tons, opte pelo mais claro. Comece com uma dose do tamanho de uma ervilha e depois caso seja preciso acrescente. Pode ser aplicada com os dedos ou com um pincel de base. Evite as esponjas que tendem acumular bactérias.
 
Iluminador / corretor
Permite iluminar e tapar a olheira, aplique com os dedos ou com a ajuda de um pincel. Antes de comprar, experimente e veja o resultado à luz do dia para ter a certeza que cobre bem a olheira ou a imperfeição. Use um pouco e espalhe com a ajuda dos dedos, na horizontal. Não faça força, pois a zona ocular é mais fina e sensível.
 
Blush
O blush realça e valoriza a beleza do rosto. As peles claras costumam ficar bem com tons rosados já as morenas com os amarronzados e laranjas. Para saber a zona exata para aplicar, sorria em frente ao espelho e aplique na zona que fica mais saliente.
 
Sombra
Os tons corretos para o dia a dia são sempre os mais neutros que vão desde os tons pérola ao bronze.
Utilize um pincel próprio para os olhos e aplique apenas na pálpebra móvel.
 
Hidratante de lábios com cor
Contém ingredientes que protegem de fatores que desidratam os lábios como o ar condicionado, mantém os lábios hidratados e com brilho. Reaplique frequentemente.
 

Estarei grávida?

Estes são os principais sintomas de gravidez:

1. Ausência de menstruação

O atraso da menstruação é na maioria das vezes, o primeiro sinal de gravidez.  No entanto, a mulher poderá ter um ligeiro sangramento por volta da data esperada para a menstruação.

2. Aumento dos seios e tensão mamária

Sentir o peito inchado, muito sensível ou com dor são também sintomas associados à gravidez. Estes sintomas são semelhantes ao incómodo mamário que pode sentir nos dias anteriores ao período menstrual. Também pode haver um escurecimento na área em redor do mamilo (auréola).
3. Náuseas e vómitos
As náuseas e vómitos são sintomas muito comuns no início da gravidez. Estes incómodos podem prolongar-se durante todo o 1º trimestre.  Estes sintomas podem aparecer numa fase inicial ou mais tardia da gravidez, ou nem aparecer de todo, e com intensidade diversa de outra futura mãe. A acompanhar os incómodos matinais podem surgir o aumento de apetite e a aversão a determinados alimentos ou cheiros.
  
4. Fadiga e cansaço

A fadiga, cansaço e mesmo a sonolência, são vulgares no início da gravidez. A causa da fadiga não está totalmente determinada, mas acredita-se que pode estar relacionada com o aumento dos níveis de progesterona. Algumas mulheres sentem mesmo a necessidade de descansar e fazer uma pausa a meio do dia para repor energias.
5. Inchaço abdominal
Logo no inicio da gravidez, pode sentir o abdómen inchado e algum desconforto intestinal. Cólicas semelhantes aquelas que sente antes ou durante o período menstrual.

6. Micção frequente

Mal se dá a conceção pode sentir necessidade de urinar com frequência, especialmente à noite, e pode perder pequenas quantidades de urina ao tossir, espirrar ou quando ri.

7. Temperatura corporal basal elevada

Se a temperatura corporal basal permanecer elevada (temperatura oral ou axilar, medida logo pela manhã, antes de se levantar da cama e sem ter feito qualquer esforço físico) pode ser outro sinal de que está grávida. O aumento da temperatura corporal basal ocorre logo após a ovulação (cerca de 24 a 72 horas depois) mantendo-se elevada até ao próximo período menstrual ou então até o final da gravidez.

8. Variações de humor e ansiedade

As mudanças de humor, estados de euforia e de melancolia e a ansiedade são sintomas comuns logo no início da gravidez. Muitas mulheres sentem-se mais sensíveis e emocionais mesmo com questões que não as afetavam de forma tão profunda e direta antes de estarem grávidas.

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Ideias de lanches saudáveis

Prepare o seu dia de amanhã e assim não terá de ficar mais de 3 horas sem comer, ou a sentir-se na necessidade de ir ao café mais perto e acabar por fazer más escolhas. Basta acordar 5 a 10 minutos mais cedo e preparar os lanches para o seu dia.
 
Deixo algumas opções saudáveis para levar para o trabalho ou para a escola

Fruta fresca
 
Uma peça de fruta é sempre um lanche saudável e prático por excelência. Basta lavar e levar para o trabalho. Maçãs, peras, uvas, bananas, ameixas, morangos… Não se esqueça que a fruta da época é sempre mais saborosa e nutritiva! São recomendadas 3 a 5 porções de fruta diárias.

Iogurte
 
O iogurte é uma excelente opção de lanche, pois contém proteínas, que consegue manter-nos saciados, não contém gorduras, ajuda a equilibrar a flora intestinal e é uma boa fonte de cálcio.
 
Barras de cereais
 
As barrinhas são muito práticas para levar para o lanche, no entanto devemos ficar atentos, pois algumas são ricas em açúcares simples e gordura. Preste atenção aos rótulos e compare os valores calóricos e teores em gordura, açúcar e sal. 
 
Frutos secos (nozes, amêndoas, sementes de abóbora, passas...)
 
São deliciosos e muito nutritivos. Ricos em gorduras saudáveis, vitaminas, minerais e fibras, são bastante saciantes. Poderá comê-los simples ou misturá-los com o iogurte.
 
Sandes
 
De preferência, de pão integral, mistura ou de sementes, com queijo branco, fiambre de frango ou peru, alface, tomate ou cenoura.
 
Ovo cozido
 
Um ovo cozido é outra opção nutritiva e saciante. É fácil de transportar. Pode juntá-lo a alguns vegetais ou a umas tostas para reforçar o snack.

Não se esqueça
De beber bastante água, para manter o seu organismo bem hidratado, restrinja a quantidade de cafés por dia, para o máximo de 3 ou 4 por dia.



segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

10 dicas para aliviar a dor de costas


As dores não têm idade para aparecer. Podem até acontecer a uma criança devido ao peso da mochila, como nos adultos, por variados motivos e nos idosos devido ao desgaste das estruturas que compõem a coluna.

As dores nas costas podem ter diversos motivos, como:
 
- stress físico ou emocional,
- má postura,
- sedentarismo,
- obesidade,
- alterações das curvaturas da coluna,
- o envelhecimento,
- exercícios físicos mal feitos 
- gravidez,
- outras

10 dicas para aliviar a dor:

1- Faça alongamentos diariamente (Exercícios regulares de alongamento ajudam a manter os músculos e os ligamentos flexíveis. Reduzem o stress nas articulações e melhoram o fluxo sanguíneo);
 
2- Mantenha o peso ideal (o peso excessivo contribui para uma maior pressão nos discos vertebrais);

3- Sente-se corretamente (sempre alinhado com o eixo da cadeira. Use sempre cadeiras firmes, descanse os braços e mantenha os joelhos elevados);

4- Durma numa posição confortável. O ideal é dormir de lado, com uma almofada entre as pernas e numa posição que garanta que sua cabeça esteja alinhada com os ombros. Evite dormir de bruços;

5- Ao pegar num objeto no chão ou carregar peso, dobre sempre os joelhos, mantendo abdómen contraído;

6- Ao conduzir coloque o banco mais próximo do volante, de forma a que fique com os joelhos acima do quadril e as costas apoiadas no encosto;

7- Evite dormir num colchão muito mole, o mais indicado é o semi ortopédico;

8- Qualquer que seja o seu trabalho ou atividade varie sempre de posição o mais frequentemente possível;

9- Fortaleça os músculos do abdómen e da coluna;


10- Faça atividade física regularmente, exercícios sem impacto nem sobrecarga articular
. A prática de exercício físico regular ajuda na prevenção das dores nas costas.

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Dicas para engravidar rápido

Acabou de tomar uma das decisões mais importantes da sua vida: Ter um filho.
 
Antes de interromper a contraceção deve consultar o seu ginecologista e fazer alguns exames. Ser-lhe-á pedido que comece a tomar ácido fólico para prevenir malformações fetais que ocorrem nos primeiros dias de gestação. Depois de garantir que o seu corpo está pronto para conceber uma nova vida, pode dar início aos "treinos".

Veja, então as principais estratégias que ajudam a concretizar o seu desejo de ser mãe rapidamente.

1. Detetar o período fértil

O melhor momento para engravidar varia de mulher para mulher e de ciclo para ciclo, por norma, o melhor momento é imediatamente antes da ovulação (que ocorre 14 dias antes da menstruação seguinte, este é momento da ovulação, o corpo dá o sinal e aparece um corrimento claro, escorregadio e elástico semelhante à clara de ovo. O período fértil da mulher tem duração de três dias antes da ovulação até dois dias após a mesma. Para engravidar, deve ter relações sexuais neste intervalo, em dias intercalados. 
 
2. Não use lubrificantes comuns nas tentativas para engravidar

Alguns lubrificantes são tóxicos para os espermatozoides impedindo-os de se moverem e fertilizarem. Se houver necessidade de lubrificação extra, opte pelos lubrificantes amigáveis.
 
3. Tenha relações sexuais em posições que permitam que o esperma se mantenha mais tempo dentro do seu corpo
 
A posição de missionário é uma das melhores quando está a tentar engravidar. Utilize uma almofada debaixo das ancas e não se levante logo após terminar a relação sexual. Evitem posições em que a mulher está em cima uma vez que a gravidade irá fazer com que o esperma não se mantenha dentro do corpo.
 
4. Evite o Stress
 
A pressão do quotidiano e tensão provocada pelo receio de não engravidar afetam a fertilidade. Cerca de metade dos casais demoram até seis meses a engravidar e 80% demoram quase um ano. Procure dormir tempo suficiente para que seu corpo consiga relaxar e renovar as energias. Uma boa noite de sono, consiste de 6 a 8 horas bem dormidas.
 
5- Controle o peso
 
12% dos casos de infertilidade devem-se ao facto de as mulheres terem peso a mais ou a menos. Faça uma alimentação saudável e equilibrada onde inclua alimentos ricos em vitamina E, zinco e em vitaminas do complexo B como, por exemplo, gérmen de trigo, ovos, azeite, óleo de girassol, grão-de-bico e carnes vermelhas.
 
6- Os homens também devem ter especial cuidado na qualidade do esperma

A exposição a temperaturas elevadas (sauna, fornos) e o uso de roupa muito apertada diminui a produção de espermatozoides, pelo que deve ser evitada quando estiverem a tentar engravidar.
 
 

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