Benefícios do Ananás

Origem do Ananás

Apelidado como “o rei dos frutos”, por causa da “coroa”, o ananás tem a sua origem nas regiões subtropicais e tropicais. As primeiras referências ao ananás remontam ao ano 1555, no Brasil, e já nessa altura os nativos acreditavam que o ananás possuía propriedades terapêuticas e usavam o seu sumo para auxiliar a digestão e manter a pele limpa. Outro dado curioso, é que os guerreiros aplicavam preparados do fruto sobre as feridas e usavam as folhas como ligaduras.

Só 200 anos mais tarde é que o ananás foi trazido para a Europa e, desde então, é consumido em todo o mundo sob a forma de fruta, compotas e sumos. Ainda é possível encontrá-lo sob a forma de frutas cristalizadas, gelados e gelatinas.

Benefícios terapêuticos

Este fruto tropical de sabor agradável é bastante apreciado e utilizado na fitoterapia, possui um elevado valor nutritivo e propriedades que facilitam o processo digestivo, com uma ação refrescante, purificadora, laxante e mineralizadora. Elevado conteúdo de água e baixo valor calórico.

- Potente auxiliar digestivo;

- Apresenta uma forte ação anti-inflamatória;

- Combate a celulite e o edema que lhe está associado, na tentativa de eliminar a inestética "pele casca de laranja".;

- Evita a subida dos níveis sanguíneos de insulina (que ocorre quando ingerimos açúcares refinados de absorção rápida), responsável pelo armazenamento dos açúcares sob a forma de gordura;

- Útil no tratamento da dor e tumefação associadas a espasmos e lesões musculares, bem como tratamento de queimaduras e pequenas feridas;

- Ação anti-inflamatória revela-se igualmente benéfica como coadjuvante do tratamento da artrite reumatóide e de outras patologias inflamatórias do foro reumatológico;

- Útil em problemas respiratórios, já que torna mais fluída a expetoração, tendo-se mostrado igualmente eficaz no alívio dos sintomas de asma, bronquite crónica e sinusite.

Nota:

As suas propriedades nutricionais melhoram consideravelmente nas últimas fases de maturação, pelo que a colheita prematura resulta num ananás ácido e pobre em nutrientes.


Comentários