Preparada para ter outro filho?

Será que é boa ideia ter mais um filho? Como saber se está pronta para mais uma gravidez?
 
Julgo que não existe um tempo certo para se pensar noutra gravidez. Existem sim algumas questões que merecem ser analisadas e que podem ajudar na decisão de ter outro filho:
 
O seu filho necessita de muita atenção?

 Se ficar grávida e o seu filho for relativamente autossuficiente pode ser perfeitamente uma boa altura para engravidar, mas se for mãe de gémeos ou de uma criança com necessidades especiais o tempo que terá para dedicar a um bebé pode ser mais limitado.

Como está a sua situação financeira?
 
Ter outro bebé poderá afetar a sua situação financeira: a realidade é que um bebé custa algum dinheiro, ter outro filho pode dar cabo do seu orçamento financeiro, talvez possa adiar esta decisão até a sua vida financeira estar mais estável.
 
Como se sente o seu parceiro relativamente ao facto de pretender engravidar de novo?
 
Se o seu parceiro não achar muito boa ideia outro filho para já, o melhor talvez seja esperar até chegarem a um consenso.
 
Que idade tem o seu filho mais velho?
 
Se ainda se levanta diversas vezes de noite devido ao bebé, perceberá que será bastante cansativo fazer isto grávida.
 
A sua relação com o seu parceiro é uma relação sólida?
 
Um bebé pode ser muito destabilizador para um casal, especialmente se a relação não estiver bem cimentada. Se já está com problemas na relação, um bebé nos braços não irá ajudar muito. Talvez seja melhor consolidar a relação e só depois pensarem no novo rebento.
 
Como se sente com a ideia de ter outro filho?
 
A sensação de ter outro filho fá-la sentir como: muito feliz ou medo? Confie no seu instinto, ele será um grande guia na resposta a esta grande questão.
Pense nestas questões e nas suas respostas, elas ajudarão a encontrar a resposta ao facto de estar pronta para ter outro bebé ou não.

Comentários