Estarei grávida?

Estes são os principais sintomas de gravidez:

1. Ausência de menstruação

O atraso da menstruação é na maioria das vezes, o primeiro sinal de gravidez.  No entanto, a mulher poderá ter um ligeiro sangramento por volta da data esperada para a menstruação.

2. Aumento dos seios e tensão mamária

Sentir o peito inchado, muito sensível ou com dor são também sintomas associados à gravidez. Estes sintomas são semelhantes ao incómodo mamário que pode sentir nos dias anteriores ao período menstrual. Também pode haver um escurecimento na área em redor do mamilo (auréola).
3. Náuseas e vómitos
As náuseas e vómitos são sintomas muito comuns no início da gravidez. Estes incómodos podem prolongar-se durante todo o 1º trimestre.  Estes sintomas podem aparecer numa fase inicial ou mais tardia da gravidez, ou nem aparecer de todo, e com intensidade diversa de outra futura mãe. A acompanhar os incómodos matinais podem surgir o aumento de apetite e a aversão a determinados alimentos ou cheiros.
  
4. Fadiga e cansaço

A fadiga, cansaço e mesmo a sonolência, são vulgares no início da gravidez. A causa da fadiga não está totalmente determinada, mas acredita-se que pode estar relacionada com o aumento dos níveis de progesterona. Algumas mulheres sentem mesmo a necessidade de descansar e fazer uma pausa a meio do dia para repor energias.
5. Inchaço abdominal
Logo no inicio da gravidez, pode sentir o abdómen inchado e algum desconforto intestinal. Cólicas semelhantes aquelas que sente antes ou durante o período menstrual.

6. Micção frequente

Mal se dá a conceção pode sentir necessidade de urinar com frequência, especialmente à noite, e pode perder pequenas quantidades de urina ao tossir, espirrar ou quando ri.

7. Temperatura corporal basal elevada

Se a temperatura corporal basal permanecer elevada (temperatura oral ou axilar, medida logo pela manhã, antes de se levantar da cama e sem ter feito qualquer esforço físico) pode ser outro sinal de que está grávida. O aumento da temperatura corporal basal ocorre logo após a ovulação (cerca de 24 a 72 horas depois) mantendo-se elevada até ao próximo período menstrual ou então até o final da gravidez.

8. Variações de humor e ansiedade

As mudanças de humor, estados de euforia e de melancolia e a ansiedade são sintomas comuns logo no início da gravidez. Muitas mulheres sentem-se mais sensíveis e emocionais mesmo com questões que não as afetavam de forma tão profunda e direta antes de estarem grávidas.

Comentários