Dicas para engravidar rápido

Acabou de tomar uma das decisões mais importantes da sua vida: Ter um filho.
 
Antes de interromper a contraceção deve consultar o seu ginecologista e fazer alguns exames. Ser-lhe-á pedido que comece a tomar ácido fólico para prevenir malformações fetais que ocorrem nos primeiros dias de gestação. Depois de garantir que o seu corpo está pronto para conceber uma nova vida, pode dar início aos "treinos".

Veja, então as principais estratégias que ajudam a concretizar o seu desejo de ser mãe rapidamente.

1. Detetar o período fértil

O melhor momento para engravidar varia de mulher para mulher e de ciclo para ciclo, por norma, o melhor momento é imediatamente antes da ovulação (que ocorre 14 dias antes da menstruação seguinte, este é momento da ovulação, o corpo dá o sinal e aparece um corrimento claro, escorregadio e elástico semelhante à clara de ovo. O período fértil da mulher tem duração de três dias antes da ovulação até dois dias após a mesma. Para engravidar, deve ter relações sexuais neste intervalo, em dias intercalados. 
 
2. Não use lubrificantes comuns nas tentativas para engravidar

Alguns lubrificantes são tóxicos para os espermatozoides impedindo-os de se moverem e fertilizarem. Se houver necessidade de lubrificação extra, opte pelos lubrificantes amigáveis.
 
3. Tenha relações sexuais em posições que permitam que o esperma se mantenha mais tempo dentro do seu corpo
 
A posição de missionário é uma das melhores quando está a tentar engravidar. Utilize uma almofada debaixo das ancas e não se levante logo após terminar a relação sexual. Evitem posições em que a mulher está em cima uma vez que a gravidade irá fazer com que o esperma não se mantenha dentro do corpo.
 
4. Evite o Stress
 
A pressão do quotidiano e tensão provocada pelo receio de não engravidar afetam a fertilidade. Cerca de metade dos casais demoram até seis meses a engravidar e 80% demoram quase um ano. Procure dormir tempo suficiente para que seu corpo consiga relaxar e renovar as energias. Uma boa noite de sono, consiste de 6 a 8 horas bem dormidas.
 
5- Controle o peso
 
12% dos casos de infertilidade devem-se ao facto de as mulheres terem peso a mais ou a menos. Faça uma alimentação saudável e equilibrada onde inclua alimentos ricos em vitamina E, zinco e em vitaminas do complexo B como, por exemplo, gérmen de trigo, ovos, azeite, óleo de girassol, grão-de-bico e carnes vermelhas.
 
6- Os homens também devem ter especial cuidado na qualidade do esperma

A exposição a temperaturas elevadas (sauna, fornos) e o uso de roupa muito apertada diminui a produção de espermatozoides, pelo que deve ser evitada quando estiverem a tentar engravidar.
 
 

Comentários