Mantenha a sua cozinha livre de germes

Dicas para deixar a cozinha sempre limpa e sem a presença de micro-organismos que podem fazer mal à sua saúde

 1- A bancada da cozinha é uma das partes mais usadas da casa.  Desinfete-a antes e depois de preparar os alimentos. 
.
2- O lava-loiça e o ralo também merecem atenção. Estes são uns dos lugares mais sujos da casa. Após lavar a louça e a bancada, passe detergente no lava-loiça e no ralo. Um pouco de vinagre também ajuda a desinfetar, remover cheiros e dar brilho. Água quente facilita a limpeza.

3- Mantenha a cozinha sempre limpa e seca. A humidade é meio caminho para o desenvolvimento de mofos e germes.

4- Evite deixar panos de limpeza molhados sobre o lava loiça. O ideal é lavá-los após o uso e pendurá-los para que fiquem completamente secos. Panos húmidos acumulam bactérias.

5- As esponjas acumulam uma quantidade absurda de bactérias. Para diminuir os riscos de infecção, esterilize com água quente ou coloque-a por 1 minuto no micro-ondas todos os dias após lavar a loiça e, semanalmente, troque por uma nova.

6- Opte por utensílios de plástico, metal ou silicone. Tábuas e colheres de madeira dificilmente ficam limpas e secas e acabam por acumular bactérias.

7- Lave o frigorífico a cada 15 dias. Esvazie-o completamente – aproveite a oportunidade para deitar fora restos de comida e frascos abertos e já fora de validade – lave as gavetas e prateleiras. Faça uma solução com duas colheres de sopa de bicarbonato em 4 litros de água e, com um pano limpo, passe esta mistura em toda parte interna do frigorífico. Seque com um pano seco. Limpe também por fora com um pano húmido. Depois, organize os alimentos novamente.

8- O chão da cozinha exige atenção diária. Varra após as refeições. No fim do dia, lave com desinfetante.

9- Os panos de cozinha devem ser trocados todos os dias.
10 - Descongele sempre os alimentos dentro do frigorífico - O descongelamento da comida (frango, carne etc.) deve ser feito dentro do frigorífico. Evite deixar à temperatura ambiente durante a noite ou  descongelar na água. Em situações de emergência, é preferível preparar o alimento congelado, tendo o cuidado para que este seja totalmente aquecido, até mesmo o centro, que costuma demorar mais.

Comentários