Hoje é dia de S. Valentim, por isso deve festejar o amor e a paixão surpreendendo a sua cara metade ou aquele amigo especial com um jantar romântico! Para acender ainda mais a chama, deixo-lhe uma lista de alimentos ditos afrodisíacos, e que não deve dispensar na sua ementa.
Convém lembrar que, apesar de não haver provas científicas de que existam alimentos afrodisíacos, há alimentos e bebidas dotados de propriedades que aumentam a energia das funções vitais e cuja influência direta na pulsação, na respiração, na temperatura corporal, na massa muscular e no aparelho genital leva a que todo o organismo obtenha mais energia e mais predisposição para o sexo.
O Alho e a cebola contêm alicina, que aumenta o fluxo sanguíneo e facilita a circulação. A cebola tem numerosas propriedades que aumentam a libido e melhoram a performance sexual.
Espargos - contêm fibra, vitamina B6 e C e ácido fólico. Favorecem a produção de histamina, necessária para produzir o orgasmo em ambos os sexos.
O tomate é uma das fontes mais ricas em betacaroteno (precursor da vitamina A), essencial para a produção de hormonas sexuais femininas e masculinas.
Trufa - estimula o sistema nervoso conduzindo ao relaxamento dos músculos.
Banana - contém muito potássio, magnésio e vitamina B, estimulante para a produção de hormonas sexuais, contém um aminoácido - o triptofano - que melhora o humor e aumenta a autoconfiança.
Papaia - boa fonte de cálcio, necessária para a contracção masculina associada à erecção e ao orgasmo feminino, e vitamina C, um estimulante do desempenho sexual.
Figo - o seu elevado teor em betacaroteno garante a produção regular de hormonas sexuais e, enquanto fonte de vitamina C, aumenta a líbido e reduz o stress.
Morangos / framboesas - são fontes ricas em vitamina C, estimulam de uma forma direta as glândulas endócrinas e o impulso sexual.
Amêndoas - representam a fertilidade, contêm alto teor de vitamina E, magnésio, cálcio, zinco e ácido fólico, fortalecendo a líbido.
Ostras - apresentam elevado teor em zinco e selénio, que ajudam na produção de esperma elevando a produção de testosterona e de estrogénios e melhoram o desempenho sexual além de serem ricas em proteínas.
Atum - também rico em zinco, selénio, vitaminas B12 e B3, proteínas e ácidos gordos essenciais (ómega 3) é desconhecido por muitos como um dos alimentos mais afrodisíacos a seguir às ostras. Aumenta a produção de esperma e fortalece a líbido.
Chocolate - rico em serotonina e fenilalanina, um aminoácido em que são compostos psicoativos do bem-estar, relacionado com a excitação, atração e euforia e liberta dopamina nos centros de prazer, responsável pelo orgasmo. Rico em antioxidantes.
Mel - alto teor de boro, mineral que ajuda a metabolizar o estrógenio na mulher. Aumenta os níveis de testosterona no sangue (responsável pelo desejo sexual), além de conter vitamina B. Estimula a produção de hormonas sexuais.
Para temperar, existem algumas ervas aromáticas e especiarias, como o caril, a canela ou o gengibre, que possuem propriedades excitantes, por funcionarem como vasodilatadores. tome nota:
Gengibre - de sabor e aroma fortes, produz um efeito vasodilatador na pélvis, contribuindo para aumentar e prolongar a função eréctil.
Sementes de sésamo - incluem oito nutrientes "sensuais": cálcio, ferro, magnésio, ácidos gordos ómega 3 e ómega 6, selénio, zinco e vitamina E.
Açafrão - no Oriente, é muito utilizado como estimulante.
Arginina - existente nos lacticínios, na carne e no chocolate, é um aminoácido necessário para a formação de óxido nítrico, e as suas funções são a manutenção do fluxo sanguíneo e a dilatação dos vasos sanguineos.
O mesmo ocorre com plantas como o ginkgo biloba, o ginseng e o kava kava, que podem ser encontradas em forma de cápsulas (mas fica a ressalva de que o efeito não é imediato!).
Resta-me desejar-lhe um Feliz Dia de São Valentim
Comentários
Enviar um comentário