Gripe

A gripe, ou influenza, é uma infeção respiratória causada por um vírus. Este é altamente contagioso, sofre mutações todos os anos, o que explica o facto de não se estar naturalmente protegido. O vírus penetra no organismo através das mucosas da boca, nariz, ou olhos. O contágio dá-se, por exemplo, quando uma pessoa infectada tosse, espirra ou fala e, por proximidade, alguém inala o vírus.

É mais frequente no Outono e no Inverno. Apanha-se mais facilmente em ambientes fechados: escolas, locais de trabalho ou serviços de saúde.

Sintomas

Os sintomas surgem geralmente 1 a 4 dias depois do contágio. Os mais frequentes incluem: febre (que pode ser alta), dores de cabeça, dores no corpo (musculares), tosse seca e cansaço.

Gripe ou Constipação

A gripe, habitualmente, é mais debilitante, o doente sente-se com dores por todo o corpo.

A constipação vulgar dá mais congestão e corrimento nasal, espirros e sensação de garganta "arranhada", sem febre ou com febre (inferior a 38ºC). O corpo não fica tão moído.

Riscos e Perigos

Embora a gripe faça as pessoas sentirem-se muito doentes, não é geralmente perigosa. Depois de três ou quatro dias de doença aguda, vai ter tosse seca irritativa e sentir-se cansado mais alguns dias, acabando por recuperar totalmente.

O principal risco da gripe é o atingimento dos brônquios e dos pulmões. Ao enfraquecer o organismo, outros micróbios oportunistas podem causar complicações pulmonares. Porém, estes casos mais complicados são relativamente raros e afectam sobretudo pessoas com doenças crónicas, cardíacas, diabetes ou asma, bem como idosos e fumadores.

O que fazer

- Não fume.

- Repouse, vá para a cama.

- Beba muitos líquidos quentes e sumos de fruta.

- Se tiver muita tosse, inale vapores: utilize uma bacia com água quente e sal, ponha a água quente do banho a correr, ou use o aparelho de aerossóis do seu filho.

- Poderá sentir alívio com mezinhas caseiras como o sumo de limão com mel.

- Evite tossir ou espirrar na proximidade de outras pessoas. Compre máscaras na farmácia para usar ao pé de crianças e quando estiver a amamentar o bebé.

A medicação

Para a febre, dores no corpo ou de cabeça, pode recorrer a medicamentos analgésicos e antipiréticos; estes não necessitam de receita médica. As tomas variam de 8 em 8 horas a de 6 em 6 horas, conforme necessário:
          - Paracetamol
          - Aspirina ou ibuprofeno

Para alívio da garganta use pastilhas. Tomar 1 a 2 gramas de vitamina C diariamente (por exemplo, em comprimidos efervescentes ou carteiras), poderá facilitar a recuperação.

Não tome aspirina, ibuprofeno ou derivados se:

- For alérgico a algum destes medicamentos;
- Sofrer do esófago ou do estômago:
- Tomar anticoagulantes (ex: Varfine ou Sintrom) ou antiagregantes como a ticlopidina;
- Na gravidez
- Não dê aspirina ou derivados a crianças com menos de 15 anos, devido ao risco de uma reacção adversa grave, embora rara, chamada síndroma de Reye.

Antibióticos

A gripe é uma infecção viral e, por isso, não pode ser tratada com antibióticos, os quais só servem para as infecções causadas por outro tipo de micróbios: as bactérias.

O antibiótico servirá apenas para criar resistências que prejudicarão o futuro tratamento de infecções..

Quando o médico receita um antibiótico a um doente "engripado" é porque suspeitou de uma complicação adicional causada por uma bactéria e não pela gripe em si.

Comentários