Cuide dos seus pulmões

A regra de ouro para proteger os seus pulmões é não fumar.

Fique a saber alguns passos para melhorar a saúde dos seus pulmões e sua respiração.

Respire lentamente. Deite-se de costas no chão, com uma mão sobre o ventre e outra sobre o peito. Inpire profundamente e lentamente. Imagine os seus pulmões a encher-se de ar: inalar deverá levar cerca de cinco segundos. À medida que o seu diafragma baixa a sua caixa torácica, o umbigo deve afastar-se da coluna vertebral enquanto se enche de ar. O seu peito também irá alargar-se e talvez elevar-se  muito ligeiramente enquanto inspira. Quando sentir os pulmões cheios expire lentamente - levando cerca de sete segundos para deixar sair todo o ar. Respire profundamente dez vezes de manhã, dez à noite e todas as vezes necessárias para aliviar o stress.

Afaste-se da estrada. Isto é, se vive demasiado próximo de uma auto-estrada ou estrada de grande tráfego. Se puder viva pelo menos cem metros, e de preferência a trezentos metros, de uma via de grande tráfego. Se não for possível, aproveite os tempos livres para ir até ao campo encher-se de ar puro.

Tome suplementos. O magnésio, um mineral que relaxa os bronquíolos, pode ser útil quando se tem asma. A cafeína também pode ajudar as pessoas que têm asma: parece que estabeliza e torna mais fino o revestimento das vias respiratórias e dilata os bronquíolos para ajudar a respirar melhor.

Frutas. Uma dieta rica em fruta, vegetais, peixe e alimentos integrais oferece protecção contra doenças crónicas dos pulmões, assim como contra muitas outras doenças relacionadas com o envelhecimento.

Comentários