Alimente o seu coração

Hoje em dia não é preciso sermos dietistas para saber que certas comidas nos fazem mal. Temos a perfeita consciência de que os doces, os fritos e o tabaco não são propriamente amigos do coração.

Ficam aqui alguns passos a tomar para que o seu coração faça bem o seu trabalho principal, o de bombear o sangue através do corpo - sem obstruções.

Os alimentos que se seguem são bons, não só porque tem nutrientes saudáveis para o coração, mas também porque têm efeitos anti-inflamatórios poderosos.

Fruta e vegetais - especialmente as uvas pretas, os arandos, os tomates, as cebolas e o sumo de tomate - contêm antioxidantes chamados flavonóides e caratenóides. Os flavonóides e caratenóides encontram-se nos alimentos coloridos que diminuem a inflamação ao algemarem os radicais livres, estimulando o corpo a expeli-los dos sistema através da urina.

Alho - Um dente de alho por dia pode ajudar a diluir o sangue e a baixar a tensão arterial.

Azeite - O tipo "extravirgem" contém imensos fitonutrientes saudáveis, assim como gorduras monoinsaturadas que ajudam a aumentar o seu colesterol HDL bom.

Ácidos gordos ómega-3 - Estes ácidos gordos (que se encontram no peixe ou nas plantas que os peixes comem, como algumas algas). Reduzem os níveis de triglicéridos do seu sangue. Tente comer peixe pelo menos três vezes por semana. As melhores escolhas incluem salmão selvagem, pescado à linha, dourada solha e sardinha.

Álcool - Se não tiver problemas com o álcool, beber uma bebida alcoólica à noite, como vinho tinto (que contém antioxidantes) tem um efeito benéfico no coração, porque aumenta os níveis de colesterol HDL saudável. Ajuda também a baixar o ritmo cardíaco e tensão arterial.

Alimentos com magnésio. Os alimentos como pães e cereais integrais, feijão de soja, favas, abacate, beterraba e uvas ajudam a baixar a tensão arterial e reduzem as arritmias ao dilatar as artérias.

Chocolate negro. Estudos recentes mostram que comer chocolate negro pode baixar a tensão arterial com a mesma eficácia que os medicamentos para a hipertensão mais comuns, e pode aumentar o colesterol HDL (bom) e baixar o colesterol LDL (mau).

Faça exercício cardiovascular. É recomendado as actividades de baixo impacto, tais como nadar, andar de bicicleta ou um step elíptico, para aumentar o seu ritmo cardíaco sem comprometer as suas articulações durante o exercício. Deve fazer intervalos durante o treino, isto é, alternar períodos de esforço máximo com períodos de recuperação - para conseguir o máximo de benefícios para o seu coração. (Consulte o seu médico previamente).

Vá ao dentista. Ter uma boa higiene oral, é fundamental, para evitar o apodrecimento dos dentes e das doenças periodontais, mas também previne as doenças cardíacas. Portanto não se esqueça de escovar muito bem os dentes, sem esquecer o uso do fio dentário todos os dias.

Comentários