Usado corretamente, o preservativo continua a ser a melhor proteção contra uma gravidez indesejada e o VIH/Sida, alerta a Coordenação Nacional para infecção VIH/Sida. Aprenda a usá-lo e a não cometer estes erros:
Usar o preservativo apenas na altura da penetração ou da ejaculação.
Deve ser colocado desde o início do contacto entre o pénis e a vagina. A transmissão de doenças sexualmente transmissíveis e a gravidez podem acontecer antes da ejaculação.
Só retirar depois de o pénis ficar flácido dentro da vagina.
Com o pénis flácido, o esperma pode sair do preservativo e entrar em contacto com a vagina. Tire o preservativo com o pénis ainda ereto, logo depois da ejaculação.
Colocar do avesso.
Torna-se mais difícil colocar o preservativo e é mais fácil romper-se.
Não retirar o ar do reservatório ao colocar o preservativo.
Se o reservatório destinado ao esperma estiver cheio de ar, o preservativo pode rebentar. Deve apertar a ponta do preservativo enquanto é desenrolado.
Utilizar lubrificantes que não sejam à base de água.
Só devem ser utilizados lubrificantes à base de água. A vaselina e outros lubrificantes à base de petróleo provocam fissuras no preservativo, o que põe em causa a sua ação protetora.
Reciclar o preservativo.
O preservativo só pode ser utilizado uma vez, caso contrário não previne contra as doenças sexualmente transmissíveis e gravidez.
Guardar em qualquer lugar.
Colocar o preservativo na carteira ou no porta-luvas do carro durante muito tempo pode danificá-lo. Mantenha-o em locas frescos e secos e use-o dentro da validade.
Abrir a embalagem com os dentes e outros objectos cortantes.
Pode danificá-lo. Tenha também cuidado com as unhas.
Fonte: Revista Prevenir
Comentários
Enviar um comentário