Depilação genital - vantagens e desvantagens

A depilação genital é hoje uma prática sem tabus, regida por fatores culturais e estéticos que aumentam a autoestima feminina e masculina. Mas, simultâneamente, do ponto de vista ginecológico, podem existir alguns problemas associados. Maria do Céu Santo, ginecologista, explica que a função principal dos pelos púbicos é a protecção dos órgãos sexuais.

Não é por acaso que é nas zonas de atrito - axilas e virilhas - que existem mais pelos: têm também a função de "diminuir o atrito" nestas zonas, protegendo de "algumas lesões cutâneas nomeadamente dermatite de contacto (conhecida por "assado"), revela a ginecologista que recorda ainda que o principal mecanismo de limpeza da vagina é o corrimento: "funciona como um duche vaginal e, desde que não tenha odor nem prurido, é saudável".

VANTAGENS

Aumento da sensibilidade
"Ao eliminar pelos da zona genital, o contacto com a pele durante o ato sexual torna-se mais intenso" explica a ginecologista.

Controlo do odor
"Nas mulheres que têm muito corrimento ou que não se limpam adequadamente quando urinam, a presença de pelos pode potenciar o aparecimento de um odor desagradável".

Questão estética e visual
Para além de conceder uma maior sensibilidade às mulheres jovens, nas faixas etárias após a menopausa, a depilação genital pode ter um aspeto positivo. A ginecologista explica que, com o avançar da idade, "os pelos púbicos ficam brancos e mais rarefeitos. Nestes casos, as mulheres sentem uma certa inibição perante o companheiro e muitas optam por pintar, o que causa, por vezes, algumas alergias, encontrando na depilação uma solução para o problema."

DESVANTAGENS

Aparecimento e infeções
Os pelos protegem a uretra e a vulva e, por isso, previnem infeções urinárias e vaginais.

Diminuição de sensibilidade
Se inicialmente a ausência de pelos aumenta a sensibilidade da pele, com o passar do tempo e a habituação, essa sensibilidade diminui. No entanto, sabe-se também que a tração do pelo público durante as relações sexuais pode estimular as terminações nervosas nesta zona.

Dermatite de contacto
Desde que se começam a depilar, várias mulheres recorrem às consultas de ginecologia porque sentem prurido e a pele irritada devido à depilação.

CUIDADOS ESSENCIAIS

Lâminas
Deve ter atenção aos golpes e ao estado das lâminas. É aconselhável limpar e substituir regularmente. Nunca use lâminas com ferrugem. Por vezes, o crescimento do pelo provoca uma sensação desagradável ao picar e, algumas vezes de prurido.

Cera
Nunca use cera reciclada e certifique-se que a espátula usada é nova, descartável. Caso contrário, corre o risco de se infetar. Garanta também uma aplicação correcta. Se for mal aplicada, ou se estiver muito quente, a cera pode provocar lesões na pele, como queimaduras.

Máquinas depilatórias
Atenção aos pelos encravados, pois podem resultar numa foliculite (inflamação na base do pelo). Nalguns casos, por vezes, é necessário recorrer ao médico para fazer um tratamento adequado. Deve ainda usar, durante o duche, uma luva de crina para esfoliar e impedir a obstrução do pelo. A lâmina também deve ter uma manutenção regular e cuidada.

Laser
Antes da depilação não deve expor a sua pele ao sol nem usar descolorantes. Não deve depilar a zona pretendida com cera ou pinça até um mês antes das sessões. Após a depilação deve ter igualmente cuidados com a radiação solar e não utilizar quaisquer objetos para arrancar os pelos.

Fonte: Revista Prevenir

Comentários