Benefícios da beterraba

Dá energia e elimina toxinas, mas também fortalece o sistema imunitário. Conheça todos os benefícios deste alimento.
 
Numa altura em que tanto se fala de equilíbrio é importante saber que a beterraba é um dos alimentos mais completos nesse sentido, já que fornece energia e elimina as toxinas do nosso organismo ao mesmo tempo. Mas os benefícios deste vegetal estendem-se a praticamente todas as partes do corpo.

A sua ação de depuração e de fortalecimento do sistema imunitário, torna o organismo mais forte e, por conseguinte, mais capaz de combater infeções ou inflamações. Tudo graças ao seu elevado conteúdo de antioxidantes.

Por outro lado, a sua ação profunda na estimulação da circulação e na produção de glóbulos vermelhos, limpando e purificando o sangue, permite-lhe transportar os nutrientes por todo o corpo e combater a anemia. Aliás, na Europa de Leste, as suas propriedades de limpeza do sangue são de tal modo respeitadas que é usada no tratamento da leucemia.

O teor de ferro e de açúcar da beterraba fortalece e dá energia, estimulando a memória e a concentração. E apesar de doce é muito pouco calórica. Rica em hidratos de carbono, vitaminas e minerais essenciais - betacaroteno (que o organismo transforma em vitamina A), vitaminas B6 e C, ácido fólico, manganés, ferro, potássio e fósforo - o que ajuda a proteger os nosso órgãos vitais.

O funcionamento dos rins, vesícula biliar e fígado são reforçados. Por isso, pode (e deve) incluir a beterraba na sua dieta alimentar. O sumo, por exemplo, é altamente fortificante e se o misturar com cenoura, espinafres e couve obterá um cocktail extraordinariamente saudável. Inclua a rama no sumo, porque esta contém outros nutrientes. A única desvantagem conhecida da beterraba é manchar a roupa, por isso, cuidado!

Se após uma refeição onde se comeu beterraba, a urina ou as fezes tiverem uma coloração rosa-avermelhada, não se assuste. É que o pigmento da beterraba não é metabolizado pelo corpo, atravessando todo o aparelho digestivo sem sofrer alterações.

Fonte: idade maior

Comentários