O início do ano é sempre uma excelente altura para adquirirmos hábitos saudáveis. Numa sociedade cada vez mais exigente, é preciso estarmos preparados física e psicologicamente.
1. Uma boa alimentação
Comece o ano com uma ementa recheada, especialmente de legumes, fruta e peixe. Um organismo alimentado corretamente é um organismo melhor preparado para resistir a todo o tipo de “ataques”. Siga a dieta mediterrânica.
Dica: a sua saúde e o seu bem-estar dependem, e muito, da alimentação. Evite os fritos, os doces (um de vez em quando não faz mal nenhum) e o álcool.
2. Vida sem fumo
O melhor dia para deixar de fumar é sempre o dia que já passou. Mas o início do ano funciona como estimulante. Pela sua saúde e a de todos os que o rodeiam, deixe de fumar.
Dica: consulte o seu médico de família e em conjunto, decidam qual o melhor método para deixar de fumar.
3. Corpo são, combate o sedentarismo
Para adquirir este hábito o que conta mais é a disciplina. Todos nós temos 15 minutos por dia para fazer exercício. Basta querermos. Comece por fazer uma caminhada (aproveite a hora de almoço, sim!), três vezes por semana. Ao fim de semana opte por uma caminhada mais longa e a passo de corrida.
4. Descanso do guerreiro
Um sono reparador fortalece o sistema imunitário (aumentando a eficácia na defesa contra bactérias, vírus e outros micro-organismos). Além disso, diminui a irritabilidade e aumenta a energia disponível (deixando-nos mais bem dispostos, leves e tolerantes durante o dia).
Dica: os especialistas recomendam que se durma, pelo menos, sete a oito horas por dia.
5. Manter todos os bons hábitos
No dia 1 de janeiro de 2012 altere alguns dos seus hábitos e opte por uma vida mais saudável. Posteriormente, não desista ao primeiro contratempo. Por vezes pode parecer difícil insistir no bom caminho (acabar com hábitos de muitos anos nunca é tarefa fácil!) mas, já sabe, é o caminho que escolheu para 2012.
Boas entradas para todos vós com muita saúde!
Fonte: Aqui
Comentários
Enviar um comentário