Rosácea

O que é rosácea?

A rosácea é uma perturbação cutânea crónica que se caracteriza por afogueamento, rubor e crises inflamatórias semelhantes ao acne, verificando-se habitualmente nas maçãs do rosto, queixo, testa e nariz. À medida que a doença progride, a vermelhidão pode tornar-se mais intensa e persistente. Pequenos vasos sanguíneos superficiais dilatados surgem habitualmente nas zonas citadas. Em casos avançados, a rosácea pode conduzir a um espessamento da pele do nariz (rinofima). Enquanto a rosácea é mais comum nas mulheres, o rinofima é muito mais prevalente nos homens. Os casos graves de rosácea podem provocar irritação dos olhos, deixando-os encarnados e lacrimejantes.


O que pode provocar rosácea?

A causa exacta da rosácea ainda não é conhecida, embora um aumento do número de demodex folliculorum, ácaros microsópicos que vivem nas glândulas sebáceas, seja aparentemente um factor contributivo. Para além disso, a rosácea parece afectar adultos de pele clara.

Quais são as causas das crises de vermelhidão da rosácea?

Nas pessoas que têm tendência a apresentar rosácea, as crises de vermelhidão podem ser causadas por diversos factores, incluindo a dieta, o consumo de álcool, o ambiente e o grau de actividade. Factores ambientais extremos, incluindo o frio, o vento ou as altas temperaturas e a exposição à luz solar podem provocar vermelhidão. Na verdade, o calor proveniente de uma diversidade de fontes, tais como um duche, uma sauna, uma cozinha quente ou outros ambientes quentes, pode provocar crises de vermelhidão da rosácea.

Há alguma cura? Como se trata habitualmente a rosácea?

A rosácea é normalmente uma perturbação crónica. Embora não exista uma cura permanente, a sua gravidade poderá ser atenuada, dependendo da altura do ano, dos hábitos pessoais e do tratamento. Os ingredientes antimicrobianos e anti-inflamatórios tópicos e orais são prevalentes no tratamento da rosácea.

Quais as recomendações para a limpeza, hidratação e maquilhagem de uma paciente com rosácea?

Para pacientes com rosácea, é recomendado um produto de limpeza suave. Os pacientes podem ainda assim beneficiar da esfoliação suave com ácido salicílico. O hidratante deve ser calmante e não irritante, para suavizar a vermelhidão e a sensibilidade que pode acompanhar essa situação. A maquilhagem não irritante, sem óleos, é a mais adequada para as pessoas com rosácea.

Qual a importância de um protector solar para quem tem rosácea?

Se tem um problema que faz a sua pele ficar vermelha e irritada, tal como a rosácea, é ainda mais importante protegê-la com protectores solares. Quando a pele já se apresenta inflamada devido a um problema pré existente, torna-se ainda mais sensível à luz solar. O protector solar não deve conter agentes químicos irritantes. Para além disso, as pessoas que sofrem de rosácea devem evitar a exposição solar entre as 10 h da manhã e as 3h da tarde.

Como podemos impedir/evitar futuras irritações?

A vermelhidão e a pele sensível podem ser provocadas por vários factores intrínsecos e extrínsecos. Intrinsecamente (isto é, geneticamente), as alergias a ingredientes específicos podem provocar reacções. Os factores extrínsecos que provocam sensibilidade cutânea incluem exposição solar, uso excessivo de esfoliantes e reacções a um ingrediente que actua como agente irritante (isto é, quando se utiliza um sabonete demasiado forte, este pode actuar como agente irritante e provocar uma reacção, por exemplo, uma sensação de secura e repuxamento da pele). Os efeitos pós-”operativos” de procedimentos tais como peelings químicos ou tratamentos com laser também podem aumentar a sensibilidade.

Para reduzir a sensibilidade cutânea é necessário evitar a exposição solar, os factores ambientais extremos e produtos com fragrâncias irritantes ou outros agentes irritantes conhecidos. Devem evitar-se os sabonetes demasiado fortes, assim como a água quente. Utilize produtos sem perfume, alergicamente testados, suaves e com ingredientes calmantes.

As bebidas alcoólicas e a comida condimentada podem provocar vasodilatação e exacerbar uma pele já vermelha e irritada. Se consumidos em grandes quantidades, ao longo do tempo, estes produtos podem contribuir para a dilatação dos vasos sanguíneos. Em alguns indivíduos, certos alimentos podem despoletar uma crise de irritação e devem ser evitados. Se for afectado desta maneira, esteja atento aos alimentos que provocam vermelhidão e consuma álcool com moderação.

Fonte: Dr. David Orentreich, Dermatologista Orientador da Clinique

Comentários