Verdades e mitos sobre tampões

Apesar de terem uma longa história de utilização segura em todo o mundo, que remonta há mais de 60 anos, e com milhões de produtos a serem utilizados diariamente de forma segura, subsistem ainda muitos mitos sobre a utilização de tampões. Eis as respostas que demonstram que esses mitos não passam disso mesmo, e que é perfeitamente seguro usar tampões.

É saudável usar tampões?
.
É perfeitamente seguro usar tampões todos os dias do período, quando se pratica desporto ou mesmo quando quer vestir uma roupa mais justa. Foram realizadas muitas pesquisas sobre este tema e os médicos concluíram que os tampões não causam infecções. Os tampões são feitos de materiais que não promovem o crescimento de bactérias e não influenciam a microflora natural do interior do corpo.
O tampão pode perder-se dentro do corpo?
É impossível um tampão perder-se no interior do corpo, porque a abertura do colo do útero é tão estreita como a cabeça de um fósforo. Se estiver bem colocado, não há problema, os músculos mantêm o tampão no seu lugar e nem o sentirá.
O tampão bloqueia o fluxo menstrual e não deixa que ele saia?
Não. O tampão actua como uma esponja, absorvendo o fluido e direccionando-o para as suas camadas interiores até ao ponto de saturação.
Um tampão completamente saturado deixa o fluido passar para fora através do tampão ou à volta dele e isso demonstra que o fluxo não ficou bloqueado.
Podemos usar tampões durante a noite?
Pode usar tampões durante a noite sem qualquer hesitação.
E é extremamente confortável porque os tampões não saem do lugar durante o sono. Deve-se ter o cuidado de colocar o tampão antes de ir para a cama e  tirá-lo logo ao acordar.
8 em cada 10 ginecologistas portugueses consideram seguro usar tampões todos os dias do período. 

Comentários