Fibromialgia

A fibromialgia é uma doença crónica que origina cansaço generalizado e dor nos músculos e articulações de múltiplos locais do corpo.

Por vezes também pode causar rigidez, formigueiros, sensação de inchaço nas mãos e pés, dor de cabeça, dores menstruais, mal-estar digestivo, boca seca, ansiedade, depressão e perturbações do sono.

Não tem uma causa conhecida e os sintomas podem aparecer e desaparecer, dependendo do estado de humor ou grau de ansiedade.

As análises de sangue e as radiografias são normais e servem para excluir que haja outras doenças.

Não existe tratamento para a cura definitiva desta doença, mas tem de saber que não representa uma ameaça para a vida, não causa deformidades, nem o deixará inválido.

O que deve fazer?

- Conheça a sua doença e colabore e confie nos seus médicos. É essencial e imprescindível para conseguir um bom resultado com o tratamento.

- O exercício físico é fundamental. Não é necessário fazer exercícios especiais nem sofisticados. É suficiente o andar e dançar. A natação, os exercícios na água ou em bicicleta estática  também são uma boa alternativa.

- Inicie pouco a pouco: primeiro 5 minutos por dia e depois vá aumentando o tempo do exercício em cada dia que passa.

- Quando estiver melhor e já caminhar 30 a 60 minutos por dia, pode tentar uma actividade mais intensa. Um pouco de dor nos músculos depois do exercício é normal, mas uma dor muito forte pode ser sinal de que fez demasiado esforço muscular.

- Para que o exercício o possa ajudar, tem de ser feito regularmente. Assim diminuirá dor e poderá dormir bem durante a noite. Em algumas pessoas, o exercício faz com que a dor desapareça completamente. O importante é que inicie o exercício e que não o deixe de fazer.

- Evite factores que sobrecarreguem ossos e músculos, como a obesidade e o excesso de peso.

- Tenha uma atitude positiva. Como em todas as doenças crónicas é fundamental uma atitude positiva perante as actividades de cada dia. Valorize sempre o que consegue e não desanime pelo que não consegue fazer.

- Mantenha uma actividade constante todos os dias.

- Pode ser útil aprender técnicas de relaxamento muscular ou exercícios de respiração.

- Evite as substâncias que causam problemas para dormir, como o álcool e o café.

- Em caso de dor pode utilizar o calor local (almofada eléctrica, duches ou sacos de água quente) ou massagens com jactos de água.

- Em alguns casos, o seu médico pode indicar-lhe certos medicamentos. Siga as suas recomendações correctamente. Os anti-inflamatórios ou relaxantes musculares e em certas ocasiões os antidepressivos podem melhorar os sintomas.

- Se tiver problemas de sono ou depressão, informe-se de que medidas o podem ajudar. A medicação pode melhorar os problemas de insónia ou depressão grave.

Fonte: semFYC - Sociedad Española de Medicina de Familia Y Comunitaria - Guia Prático de saúde

Comentários