Como aliviar uma queimadura solar

A primeira coisa a fazer para tratar qualquer escaldão – grande ou pequeno – é sair imediatamente do sol.

De seguida tome banho com água fria ou tépida para aliviar um pouco a sensação de pele a queimar.

Os “after-suns” são sempre um bom remédio para suavizar e refrescar a pele queimada, até porque a maioria destes produtos contém aloé vera – uma planta milagrosa para aliviar e tratar escaldões indesejados. Os especialistas garantem que esta é mais eficaz quando se aplica a seiva das folhas directamente na pele. Para além dos “after-suns” e do aloé vera, existem várias terapias alternativas para os escaldões. Por exemplo, no banho, adicione farinha de aveia à água ou acalme a pele com uma pequena toalha embebida em leite gordo ou óleo de amêndoas doces; em vez do creme hidratante habitual. O mais importante é manter a pele o mais hidratada possível.

Se a pele estiver vermelha e quente, trata-se de uma queimadura ligeira ou moderada. Quando é grave, causa dor e pode levar à formação de bolhas. Se aparecerem bolhas não as rebente. Se tiver dor de cabeça, febre ou  náuseas consulte o médico.

Para evitar futuras queimaduras solares, a regra de ouro é prevenir. Escolha um protector solar apropriado ao seu tom de pele e com um índice de protecção elevado. Aplique-o antes de sair de casa e depois de duas em duas horas.

Não se esqueça de um chapéu, óculos de sol com protecção UV e de colocar um batom também com protecção solar. Por fim, evite a exposição ao sol nas horas de maior calor, ou seja, entre as 11h00 e as 16h00.

Comentários