Prebióticos e probióticos

PREBIÓTICOS

Os prebióticos são ingredientes não digeríveis (fibra) dos alimentos que afectam beneficamente o organismo através de um estímulo selectivo do crescimento e/ou actividade de uma ou de um grupo limitado de bactérias no cólon. Ente os prebióticos há diferentes tipos de fibra: solúvel e oligossacarídeos não digeríveis como, põe exemplo, a inulina ou os fruto-oligossacarídeos (FOS) que se acrescentam a produtos como o leite, iogurtes, pudins, bolachas ou margarinas.

Estes compostos servem de substrato às bactérias que colonizam o intestino grosso, que fabricam ácido láctico e ácidos gordos de cadeia curta, os quais, por sua vez, estimulam o crescimento das bifidobactérias, equilibrando a flora intestinal.
Por outro lado, também diminuem o pH (acidez), inibindo assim o crescimento de inúmeras bactérias patogénicas como a clostridium e coliformes, com o que nos protegem de determinadas doenças.

Onde podemos encontrar alimentos prebióticos

Os prebióticos são hidratos de carbono presentes naturalmente em vegetais como a chicória, o alho, a cebola, o alho-francês, os espargos, as alcachofras, o tomate, as bananas... Mas também se acrescentam a outro tipo de produtos como pães, bolachas, cereais, sumos ou lacticínios. É o caso da inulina que se extrai da raiz da chicória.

Vantagens dos prebióticos

- Estimulam a produção da flora bacteriana, favorecendo a saúde intestinal e o seu correcto funcionamento.
- Promovem uma evacuação intestinal regular.
- Contribuem consideravelmente para a redução do risco de doenças cardiovasculares e diabéticas, já que regulam os níveis de colesterol e triglicéridos no sangue.
- Ajudam a evitar o inchaço abdominal, causado pela prisão de ventre e pelo excesso de gases.
- Acidificam o pH intestinal que impede a proliferação de microorganismos patogénicos.
- Protegem o organismo de possíveis infecções, já que estimulam o sistema imunitário intestinal.

PROBIÓTICOS

Os probióticos são os alimentos que contém microorganismos vivos que, ao serem ingeridos em quantidades suficientes, exercem um efeito positivo na saúde que vai além dos efeitos nutricionais tradicionais. Nesta denominação incluem-se, para além dos microorganismos do iogurte (lactobacillus bulgaricus e streptococcus thermophilus), os  de outros leites fermentados de nova geração como as variantes com bifidobacterium lacti, l. casei, etc.

Convém lembrar que para que um alimento possa ser considerado probiótico, os seus microorganismos devem estar vivos e em quantidades suficientes, devem ser estáveis e viáveis até à caducidade do produto e devem oferecer benefícios para a saúde de quem os ingere.

Onde podemos encontrar alimentos probióticos

Os principais probióticos são bactérias lácticas usadas tradicionalmente em fermentações alimentares, pertencentes aos géneros das bifidobactérias e dos lactobacilos. Encontram-se principalmente nos iogurtes e em bebidas com leite fermentado. Também podem ser adicionados a outro tipo de alimentos como a comida infantil, leite, sumos, iogurtes ou, inclusive, podem ser consumidos sob a forma de comprimidos (suplementos alimentares)

Vantagens dos probióticos

- Atenuam a intolerância à lactose.
- Têm efeitos preventivos e terapêuticos contra a diarreia.
- Actual eficazmente contra a prisão de ventre e regulam o trânsito intestinal.
- Produzem substâncias antimicrobianas e impedem o desenvolvimento de patogénios alimentares.
- Podem actuar sobre os mecanismos naturais de defesa do organismo.
- Estimulam a actividade dos macrófagos (células do sistema imunitário) e favorecem a produção de anticorpos.
- Diminuem o risco de contrair cancro do cólon e outras doenças intestinais, como a doença de Chron e a colite ulcerosa.
- Favorecem as absorção de vitaminas K e do grupo B, bem como nutrientes e minerais, como cálcio, magnésio, zinco e ferro.
- Melhoram os sintomas da síndrome do intestino irritável.
- Influenciam positivamente o desenvolvimento do sistema imunitário do bebé.


Comentários