Organize um piquenique

Aproveite e desfrute da vida ao ar livre

Com chegada do bom tempo a "ordem" é para sair de casa e desfrutar do bom tempo ao ar livre. Uma boa maneira de o fazer é organizar um piquenique, reunindo a família e os amigos.

Comece por escolher o local do encontro, tendo em atenção existência, ou não, de zonas com sombra. O ideal é optar por locais onde existam muitas árvores, não só por causa da sombra, mas também para poder colocar camas de rede no recinto, tornando o ambiente mais agradável e proporcionando eventuais momentos de repouso.

Se houver crianças não se esqueça de levar bolas, raquetes e jogos tradicionais, para que elas se possam entreter a brincar. De acordo com a Associação Portuguesa dos Nutricionistas (APN), este tipo de piqueniques representa anualmente uma dupla preocupação, não só porque são frequentes os excessos nutricionais, mas também porque podem colocar em risco a segurança alimentar das pessoas.

Por outro isso, na hora de escolher a ementa para o piquenique, lembre-se que o ideal é optar por frutas variadas, saladas frias (que só deverão ser temperadas no local), enlatados, pão fresco ou pão de forma, água e sumos de fruta, que deverão ser devidamente acondicionados em geleiras, com cuvetes de gelo.

Em relação a carnes, o ideal é optar por confeccioná-las previamente, grelhando-as e servindo-as frias na hora da refeição, uma opção que funciona com vários tipos de carne, nomeadamente com carnes brancas.

De evitar nestas alturas é o consumo de molhos, fritos e alimentos excessivamente salgados, que juntamente com o calor podem acelerar a desidratação do organismo.

Por fim, não se esqueça de levar também pratos, copos e talheres de plástico, bem como uma toalha. No final, deixe o local tal como o encontrou, verificando sempre se não deixou nenhum tipo de lixo esquecido, por mais pequeno que seja, antes de regressar a casa.

Comentários