Bons hábitos que evitam o envelhecimento precoce

Para ter uma aparência jovem é preciso aliar os avanços da medicina ao estilo de vida saudável.

1) DURMA BEM

Uma noite mal dormida gera efeitos visíveis. É durante o sono que produzimos a hormona do crescimento, responsável pela regeneração das células e pelo humor. Uma boa noite de sono recompõe as células do organismo, ajuda a crescer o cabelo, melhora o desempenho sexual, acelera o metabolismo e diminui a propensão para engordar.

É importante criar um ritual para o sono: O corpo tem que perceber que é altura para desacelerar. E, para isso, pode ajudar: tomar um banho morno, optar por uma luz suave e aromatizar o ambiente com essência de lavanda. Pode ingerir um copo de leite morno com mel ou com noz-moscada ralada. Durante o jantar, não exagere no álcool,  E, claro, não tome café, pois a cafeína é um excitante.

2) CONSUMA MENOS AÇUCAR REFINADO

O açúcar está nos chocolates e bolos, mas também no café e nas bebidas refrigerantes. O açúcar refinado em excesso é considerado uma substância tóxica para o organismo. Aumenta o risco de desenvolver diabetes, causa problemas nos dentes, engorda, pode desencadear dores de cabeça e diminuir a imunidade. Além disso, o açúcar refinado afecta directamente a beleza, uma vez que dificulta a renovação das células: durante o refinamento, perde os nutrientes e torna-se apenas fonte de caloria. Além disso, retira ao organismo vitaminas e minerais como o cálcio.

Apesar de ser um dos inimigos da beleza, o açúcar é importante como fonte de energia. Para evitar ingerir a substância em excesso, troque o açúcar refinado por mel e os doces por frutas, sumos ou um chá com açúcar mascavado. Isso não significa abrir mão de tudo, mas sim fazer substituições inteligentes sempre que for possível.

3) REDUZA O STRESS

O stress prejudica não apenas o estado emocional, mas também a pele e o cabelo. Causa mau humor, úlceras, gastrite e queda de cabelo. Tira o sono, facilita o surgimento de cabelos brancos, diminui o colágeno e ainda pode causar acne em mulheres com mais de 40 anos.

Para combater o stress, poderá fazer caminhadas e praticar alguma actividade física. Manter uma alimentação equilibrada, evitar os cigarros e café são medidas a adoptar. Estar bem em paz com a família e evitar ambientes stressantes é essencial! .

4) DEIXE DE FUMAR

O fumo causa vasoconstrição, impedindo que os nutrientes essenciais cheguem à pele. Os poros ficam dilatados. Para além disso, o cabelo, as unhas e a pele ficam opacos. Facilita o aparecimento de olheiras, engrossa a voz, deixa os dedos amarelados. Para além destes males, gera impotência, perda do apetite sexual e cancro.

É preciso muita força de vontade e determinação para parar. Procurar ajuda médica pode tornar o processo mais suave e mais eficaz: Existem já vários recursos como medicamentos, adesivos e acupunctura que podem ajudar. Mas, a força de vontade é o mais importante.

5) MANTENHA UMA VIDA ACTIVA

A falta de actividade física é um dos piores males para a saúde e, evidentemente, para a beleza. Além contribuir para uma aparência mais envelhecida, a falta de actividade física causa aumento de peso, diminuição da resistência e pode complicar casos de diabetes, hipertensão, osteoporose, entre outras doenças. O facto de termos uma vida cada vez mais longa, obriga-nos a alterar alguns hábitos. A prática de exercício reduz a obesidade e ajuda a ter mais auto-estima. Se não acredita, experimente.

No dia-a-dia, alguns hábitos podem contribuir para uma vida mais activa, como usar as escadas em vez do elevador; substituir o carro pela bicicleta ou caminhada; aproveitar o horário de almoço para dar uma volta a pé, etc.

6) CUIDADO COM O SOL

A luz solar é um dos principais factores de envelhecimento. Aliás, podemos reparar que as mulheres que ficaram muito expostas ao sol, têm a pele do rosto e do colo com um aspecto mais rugoso. Além da beleza, a saúde também pode sofrer com o sol. Os raios ultravioletas podem causar cancro de pele, e afectar o sistema imunológico.

Nunca é demais repetir que é indispensável o uso de protector solar todos os dias, na praia e na cidade, inclusive em dias nublados. Além do rosto, mãos, braços e pescoços devem ser incluídos.

Comentários