Benefícios da cenoura

A cenoura é um dos melhores alimentos para eliminar toxinas. Não só purifica como também regula os desequilíbrios do organismo. Até a velha história de fazer os olhos bonitos parece poder confirmar-se.

                                                    
«Libertar» o fígado

A cenoura tem uma acção extremamente eficaz como purificador do fígado, o órgão mais importante em termos de eliminação de toxinas, o que contribui para melhorar o funcionamento de todos os sistemas a ele associados. Também fortalece e tonifica a função hepática, sobretudo em sumo. No entanto, não beba mais de três copos por dia de sumos em que entre a cenoura e não use mais de duas cenouras em cada sumo. Sumo de cenoura em excesso torna a sua pele cor de laranja.

O betacaroteno

A cenoura é um verdadeiro depósito de betacaroteno, que, convertido pelo organismo em vitamina A, reforça o sistema imunitário, protege e fortalece os sistemas digestivo e respiratório, bem como os dentes, ossos e cabelo. Tem ainda acção cicatrizante em casos de problemas de pele, como eczemas, dermatites e acne. O sumo de cenoura e maçã é óptimo para a pele. Crê-se que o betacaroteno é bom para a visão, sobretudo para a visão nocturna.

Libertar energia

Libertados lentamente no corpo, os açúcares naturais da cenoura mantém constantes os níveis de energia, ao contrário dos açúcares refinados, que fazem disparar esses níveis. Crua é mais eficaz. Em sopas, é um tónico excelente para quem se sinta esgotado ou esteja em convalescença.

Um bom fortificante

Por ser muito rica em vitamina C e betacaroteno, a cenoura está na primeira linha de combate à doença e reforço da imunidade. Crê-se ser benéfica para uma série de perturbações – infecções respiratórias, problemas digestivos, úlceras –, para além de proteger contra o risco de várias formas de cancro.

A tradição popular reserva à cenoura um papel importante nas mezinhas para os problemas da mulher – para regular a menstruação ou aumentar o leite das mulheres que amamentam –, talvez por ser também rica em cálcio.

A cenoura é também benéfica para o sangue, pois aumenta o número de glóbulos vermelhos e a hemoglobina e melhora a circulação. Crê-se que protege contra os problemas do coração e das artérias e, se comida todos os dias, reduz gradualmente o colesterol.

Escolher, guardar e usar

Prefira cenouras produzidas através de agricultura biológica, de cor viva e ainda com a rama. Esta, que pode aproveitar sobretudo no sumo, é sempre um bom indicador de frescura. Consuma as cenouras logo que possível, guardando-as entretanto no frigorífico.

O ideal é come-las cruas, por exemplo em saladas, embora sejam também um legume muito versátil na cozinha.

Benefícios:

- Podem reduzir o risco de cancro
- Reforçam o sistema imunitário
- Aliviam perturbações respiratórias e digestivas
- Ajudam a cicatrizar úlceras
- Fortalecem os dentes
- São úteis para mães que amamentam
- Fazem bem à pele
- Purificam o fígado
- São benéficas para o sangue, coração e circulação sanguínea

Comentários