Inimigos da pele

Conheça alguns factores que modificam a nossa pele ao longo dos anos


Todos os seres humanos, sem excepção, têm uma pele maravilhosa quando nascem. É suave, lisa e macia... em todo o corpo! Se fosse possível manter ao longo dos anos a qualidade da pele que temos ao nascer, todos teríamos uma cútis perfeita. Infelizmente, são muitos os factores (naturais ou provocados por nós mesmas) que estragam e danificam a nossa pele. E ao fim de cerca de trinta anos, a nossa pele está totalmente diferente: mais áspera, com linhas de expressão e sem a bonita cor rosada que possuía.

Sol: Podemos dizer que o sol é o inimigo número 1 da sua pele. Os raios UVA e UVB são radioativos e atingem diretamente as fibras elásticas, deixando sua pele seca e enrugada. O sol em excesso provoca queimaduras e vermelhidão — fazendo com que a pele perca a elasticidade, desencadeando o envelhecimento precoce, favorecendo inclusive o aparecimento do cancro de pele. É sempre importante usar um filtro solar adequado para o seu tipo de pele.

Stress: O mal do homem moderno é também um dos grandes causadores de problemas dermatológicos. Hoje há várias doenças de pele associadas ao stress, aos problemas do dia-a-dia e à pressão. O mais importante é saber fazer um auto-controle e praticar de algo que renove sua mente.

Tabaco: A indústria do tabaco já alerta nos próprios maços de tabaco que fuma, que os mesmos prejudicam a gravemente a sua saúde. Os produtos químicos presentes no cigarro fazem com que os fumadores envelheçam mais rápido que os que não fumam, além de deteriorarem o colágeno natural da pele com muito mais facilidade.

Hormonas: Tanto podem ser nossas amigas como inimigas. Problemas hormonais podem causar envelhecimento precoce, stress, pele oleosa, falta de apetite e várias outras alterações na pele. O mais indicado é consultar um dermatologista e um endocrinologista periodicamente.

Músculos da face: Sabe quando está muito sol e fecha os olhos? Quando esta prática se torna um hábito ou é feita com muita frequência, sua pele pode ficar marcada e os tão temidos pés de galinha começam a surgir. Quanto mais a musculatura da sua face, melhor — mas os movimentos devem ser aleatórios, evite ao máximo fazer constantes repetições.

Alimentação: Mais uma vez, é importante destacar que a alimentação é uma grande aliada para sua qualidade de vida e consequentemente da sua pele. Evitar biscoitos recheados, salgadinhos, refrigerantes, bebidas alcóolicas, condimentos e alimentos com corantes, é importante para que asua pele fique sempre em constante harmonia.

Cara limpa: É muito importante lavar o rosto e retirar a maquilhagem antes de ir dormir: assim os poros poderão respirar, evitando borbulhas e espinhas.

Comentários