Mitos e verdades sobre a pastilha elástica

A pastilha elástica – também designada por goma de mascar ou chiclete (Brasil), ou chuinga (Angola e Moçambique) – pode provocar cáries, mas também ajuda a fazer a limpeza dos dentes, sobretudo desde que não contenha açúcar.

A pastilha elástica sempre tendeu a ser considerada prejudicial para a saúde, não só por provocar cáries dentárias, mas também por ser vista como uma guloseima prejudicial para a dieta. Mas será que a pastilha elástica não traz benefícios para o regime e para a saúde oral?

Desvendemos alguns mitos:

A pastilha elástica é prejudicial para a dieta?
.
Mito. A pastilha elástica não é muito calórica e até tem a vantagem de ajudar a enganar a fome, enquanto se masca. No entanto, há que saber diferenciar as pastilhas elásticas – as que têm recheio devem efectivamente ser evitadas, pois são mais calóricas que as comuns (cada uma tem, em média, 15 calorias, sendo que a pastilha elástica sem açúcar, por seu lado, tem somente 2,5 calorias por unidade).

As pastilhas elásticas provocam cárie?
.
Mito. O açúcar presente na pastilha elástica é o grande causador das cáries. Por isso, as pastilhas sem açúcar (cada vez mais em voga entre os adultos) podem ficar de fora dessa lista. Contudo, há que ter em conta que alguns corantes e conservantes da composição das pastilhas podem ser feitos à base de amido e carboidrato, que se transformam em açúcar, sendo, por isso, também nocivos  para os dentes. Outra questão ainda tem a ver com o facto de algumas pastilhas elásticas, dependendo da sua composição, poderem deixar o pH da boca muito ácido, o que também pode provocar cáries.

A pastilha elástica ajuda a clarear os dentes?
.
Mito. Mesmo as versões que prometem esse benefício contêm concentrações muito baixas de peróxido (substância clareadora) para proporcionar o clareamento dentário. Além de que o peróxido não pode ser usado em altas concentrações na pastilha, dado ser um produto tóxico.

A pastilha elástica pode causar dores de estômago?
.
Verdade. Uma pessoa que masque constantemente pastilha elástica, passando muitas horas sem comer, estimula a produção do suco gástrico, que contém ácido clorídrico. Esta substância irá agir directamente nas paredes do estômago, podendo causar dores.

A pastilha elástica é indicada para tratamentos orais?
.
Verdade. Em alguns casos, a pastilha elástica é recomendada com acção de fisioterapia. Quando há inflamação dos músculos ou abertura limitada da boca (trismo muscular), o mascar da pastilha é benéfico para minimizar o inchaço, fortalecer a musculatura oral e retomar os movimentos da mandíbula.

A pastilha elástica atenua o mau hálito?
.
Verdade. Com a limpeza superficial que a pastilha proporciona, o hálito é favorecido já que há a renovação das células da boca. Mas esta é uma acção momentânea e não se aplica a todos. Por exemplo, quem tem problemas orais, como periodontite, cáries ou uma restauração danificada, pode ficar com o mau hálito acentuado ao mascar pastilha.

A pastilha elástica pode ser benéfica para a higiene oral?
.
Verdade. O acto de mascar e a fricção da pastilha nos dentes proporcionam uma limpeza superficial dos mesmos. Quanto mais espessa for a pastilha, melhor será o resultado. Mas nunca devemos esquecer que a pastilha elástica não substitui de forma alguma a escova e o fio dental, nem remove a placa bacteriana ou previne a sua formação.

Comentários