Os 10 mitos sobre a celulite

Um dos temas mais presentes na vida das mulheres é sem dúvida o da Celulite. São poucas as felizardas que podem dizer que não a têm e mesmo essas querem saber tudo sobre este assunto de forma a evitar o seu aparecimento.


Após uma pesquisa foram reunidos 10 mitos sobre a celulite, num verdadeiro ou falso que não pode deixar de saber!

1. Celulite é para pessoas gordas FALSO

Mesmo as pessoas magras têm celulite. A celulite é genética e nenhum exercício, dieta ou tratamento para celulite vai resolver o problema definitivamente.

Lembre-se que a celulite é gordura localizada perto da camada superficial da pele. Esta camada é a última zona a ser afectada numa redução de peso.

É por causa disso que não importa o esforço despendido em dietas e exercícios, pois a celulite  não vai desaparecer tão facilmente. Por esta razão o tratamento da celulite e manutenção do peso são dois assuntos completamente distintos.

2. Cremes para a Celulite reduzem a celulite -VERDADEIRO

Porém não existem pesquisas médicas que provem que os cremes para a celulite realmente reduzem a celulite, mas muitos produtos disponíveis no mercado têm bastantes testemunhos de que realmente dão algum resultado. Uma vez que não existem pesquisas medicas sobre o assunto, temos que confiar nesses testemunhos.

É melhor confiar noutra pessoa que também tenha celulite do que numa empresa que diga que o seu produto funciona.

3. Cafeína reduz a celulite – FALSO

A cafeína é um ingrediente popular nos cremes para reduzir a celulite, no entanto não existe nenhuma pesquisa que prove realmente que ajude na sua redução.

O que se sabe é que a cafeína quando aplicada directamente na pele, desidrata a pele, removendo a água em excesso. Isto ajuda a reduzir o inchaço da celulite. A pele fica mais esticada e firme, o que dá a impressão que reduziu a celulite.

No entanto não deixe de utilizar creme para celulite. Apesar de não tratar, dão um aspecto mais saudável às suas pernas tonificando-as e deixando a pele mais firme.

4. Só as pessoas mais velhas têm Celulite – FALSO

Raparigas com apenas 14 anos podem desenvolver celulite. Não se esqueçam que o problema da celulite é genético. Logo, se querem saber que celulite irão ter, olhem para as pernas da vossa mãe. Apesar de se tornar mais evidente com o passar da idade, a verdade é que em qualquer idade se pode ganhar celulite.

Com a idade a elasticidade da vossa pele diminui, tornando a pele mais fina e incapaz de reter excessos de gordura debaixo de uma camada mais inferior, tornando-a invisível. Por isso a celulite é mais visível em pessoas com idades mais avançadas.

5. Os tratamentos para a celulite não funcionam – FALSO

Enquanto ainda está para vir um tratamento que cure .permanentemente a celulite, é verdade, mas existem muitos tratamentos eficazes na redução da sua aparência. A Endermologia é um tratamento que consiste em massagens nas zonas afectadas pela celulite, de forma a redistribuir a gordura acumulada pelos vasos sanguíneos, até à corrente sanguínea para que possa ser expulsa do corpo.

Os resultados deste tratamento são positivos, mas não permanentes. Os pacientes que optam por fazê-lo, têm que o repetir frequentemente para manter o aspecto saudável das suas pernas

Outro tratamento eficaz é a terapia de ondas acústicas. Este tratamento utiliza ondas de pressão para suavizar a celulite e engrossar a pele, para que a celulite fique menos visível.

O resultado destes e doutros tratamentos é sempre o mesmo: Redução da aparência de celulite e não a solução permanente do problema.

6. A celulite é problema apenas das mulheres – FALSO

Este é um dos mitos mais acreditados sobre a celulite. A verdade é que a celulite apesar de afectar 90% das mulheres também afecta alguns homens.

Na verdade, nos EUA, pelos menos 6000 homens recorreram a tratamentos contra a celulite apenas no ano passado. Por esta razão acredita-se que homens com um nível mais baixo de hormonas andrógenas têm tendência a desenvolver celulite.

7. Lipoaspiração trata a celulite – FALSO

Aqui está outro mito sobre celulite, que muita gente acredita ser verdade. A Lipoaspiração não soluciona a celulite, na verdade até a piora.

A Lipoaspiração não remove a gordura alojada debaixo da camada superior da pele, apenas remove gordura em camadas inferiores.

Depois de uma lipoaspiração, a gordura na camada superficial da pele torna-se mais visível. Definitivamente não terá o resultado desejado se a preocupação principal for o de remover a celulite.

8. O exercício elimina a celulite – FALSO

A celulite é causada por factores hormonais e genéticos e não existe exercício que a elimine.

Apesar do exercício não eliminar a celulite, é uma boa ajuda para a prevenir e mantê-la estável.

Quanto menos gordura tiver, menos hipóteses terá de a gordura se tornar em celulite. Por isso trabalhe os seus músculos e queime a gordura!

9. Beber muita água reduz a celulite – FALSO

Sabemos que beber muita água é saudável, mas não faz absolutamente nada para a celulite. De facto, demasiada água aumenta a visibilidade da celulite.

As empresas que desenvolvem cremes para a celulite sabem disto e adicionam ingredientes que trabalham na eliminação da água em excesso do corpo.

A razão pela qual a cafeína e aminofilina são ingredientes tão populares no tratamento da celulite, deve-se ao facto da sua capacidade de desidratar a pele. Isto faz com que a celulite fique mais suave e firme.

10. Existe alguma dieta para a celulite – FALSO

Infelizmente não existe nenhuma alimentação que combata a celulite. Não existe comida que elimine ou reduza a celulite. No entanto, os benefícios de uma alimentação saudável fazem com que valha a pena o esforço.

Uma dieta saudável anti-celulite irá impedi-lo de ingerir alimentos gordurosos que traz o benefício de não tornar a celulite tão visível.

Conclusão

A Celulite afecta 90% por cento das mulheres e é algo com que lutamos todos os dias. Infelizmente, ainda está para surgir a cura efectiva para este problema, que nós aguardamos ansiosamente. Durante muitos anos foi considerada uma característica normal nas mulheres e nunca foi investigada pela ciência médica.

Actualmente, a procura por uma solução é gigantesca, o que consequentemente origina uma maior pesquisa médica sobre o assunto.

Lembre-se que a melhor forma de “tratar” a celulite é uma combinação de uma dieta saudável, exercício físico, tratamento para celulite e creme para celulite. Tudo ajuda mas nada resolve definitivamente, apenas melhora!

Comentários