Nozes: Ricas em antioxidantes

Deliciosas, as nozes fortalecem as defesas do corpo, auxiliam na formação de glóbulos vermelhos, ajudam a curar ferimentos mais depressa, fortalecem ossos e dentes e, ainda, atuam contra o envelhecimento das células.

Elas são tão poderosas que a ingestão diária, mesmo em pequenas quantidades, pode evitar - acredite! - até 65% o risco de doenças do coração. Isto porque reduzem as taxas de colesterol e a formação de coágulos no sangue, além de ter ação anti-inflamatória.

Os responsáveis por esses benefícios são os ácidos gordos essenciais, principalmente o linolênico e o linoléico. Contêm ainda, fósforo e potássio e pouco sódio, o que fortalece o músculo cardíaco.

Por serem ricas em antioxidantes, especialmente vitamina E e selénio, as nozes funcionam como agentes de prevenção do cancro. Esta vitamina é também importante para estimular a fertilidade masculina. Por outro lado, seus compostos chamados fitoestrogénios - aqueles encontrados também na soja - reduzem os problemas relacionados à menopausa.

Quem fuma ou vive em cidades poluídas encontra neste fruto um grande aliado. Os antioxidantes presentes nas nozes melhoram a resistência pulmonar e reduzem os danos das toxinas inaladas.

Também o seu alto teor em vitamina B6, atua no bom funcionamento do cérebro e na produção de glóbulos vermelhos.

Será que engorda?

Só para quem exagera no consumo. Para ter todos os benefícios, basta comer cinco nozes (28 gramas) ao longo do dia. Isso equivale a 193 calorias, o que é igual a duas barras de cereais. Podendo saboreá-las no café da manhã, com cereais e frutas ou batidas com leite; no almoço ou jantar, picadas na salada verde, sobre risotos, massas e molhos. No lanche, experimente misturá-las com outras frutas secas. É difícil encontrar outro alimento tão versátil!

Fonte: Revista Viva Saúde

Comentários