A mulher grávida tende a preocupar-se com a alimentação, pois tem que alimentar também o bebé que traz ainda na sua barriga. O período gestacional é cheio de mudanças tanto na estrutura física como emocional da mãe.
A preocupação com os quilos extras adquiridos durante a gravidez, geralmente, é minimizada em função de uma causa maior: o nascimento do bebé. Mas no pós-parto, o excesso de peso ganha uma nova proporção para a maioria das mulheres. A ansiedade natural pelo período delicado põe à prova toda a habilidade feminina. É comum que a mulher fique ansiosa neste período.
As alterações hormonais pelas quais a mãe passa durante os nove meses de gestação e as bruscas mudanças hormonais que ocorrem durante e após o parto podem torná-la mais melancólica e angustiada.
Após o parto, uma dessas mudanças que ocorreram no corpo e nada agradáveis é o excesso de peso. É preciso alertar a mãe que isso não é motivo de desespero. A mulher deve preocupar-se com a sua saúde e com a qualidade do leite que está produzindo para o bebé, portanto, não é recomendado fazer dietas rigorosas após o parto.
Deve-se fazer uma alimentação balanceada com a supervisão de um nutricionista. “Uma alimentação balanceada é fundamental para garantir o crescimento e desenvolvimento do bebé, pois por meio do leite materno é que são passados todos os nutrientes necessários. É importante ressaltar o fracionamento das refeições, desta forma, é prolongado o período de saciedade e reduzido o consumo excessivo de alimentos na próxima refeição”, declara a nutricionista e tutora do Portal Educação, Ana Paula Leão Rossi.
A mãe deve ter em atenção a sua alimentação, priorizando o consumo de frutas, verduras, legumes, cereais, leguminosas, carnes e laticínios. Além disso, é fundamental ingerir muito líquido e deixar o consumo de alimentos calóricos como doces, lanches, fritos, refrigerantes e biscoitos recheados.
A prática de exercício físico também é importante. Quem sempre praticou atividades, mesmo durante a gestação, é recomendável esperar uma a duas semanas antes de voltar ao ritmo anterior. Quem sempre foi sedentário, o ideal é aguardar o restabelecimento do parto. Estas são algumas dicas que poderão ajudar a redução de peso e uma vida saudável após o parto.
Comentários
Enviar um comentário