Hidroginástica e seus benefícios

Aconselhada a todas as faixas etárias, ajuda a melhorar a nossa qualidade de vida.


A hidroginástica surgiu na Grécia Antiga e tem sido praticada, desde então, como uma actividade terapêutica. No entanto, a partir da década 90 passou a estar incluída nas listas de aulas disponíveis nos ginásios e clubes de fitness.

É quase um desporto universal. Aconselhado a todas as faixas etárias e até a pessoas que não podem fazer desporto fora de água, seja por excesso de peso ou por problemas articulares, entre muitos outros. A verdade é que a hidroginástica é uma excelente forma de adquirir uma boa condição física, melhorando as capacidades de coordenação, resistência e flexibilidade.

E desengane-se quem pensa que a hidroginástica é coisa para “velhos”. É um desporto de alta intensidade, durante o qual se perdem muitas calorias. Mas é, também, um desporto que proporciona aos seus praticantes uma sensação relaxante causada sobretudo pelo efeito de massagem da água no nosso corpo. É um desporto que combina três elementos: movimento, água e música. O que significa fazer exercício de forma agradável, divertida e sem dores.

Destinatários

A hidroginástica é apropriada para todas as idades na fase adulta e para todos os níveis de capacidade motora, sendo que a resistência da água assegura que o praticante não trabalhe além das suas capacidades. A frequência cardíaca é mais baixa do que quando se realizam exercícios com intensidade similar a seco, pois a hidroginástica trabalha músculos que raramente são usados fora de água e força o praticante a manter uma estabilidade abdominal durante os movimentos, implicando uma correcção postural.

A pressão da água sobre o corpo faz com que não haja dores musculares no dia a seguir ao exercício. Apesar de transpirar durante a aula, nunca se sentirá suado e não precisa saber nadar para praticar hidroginástica, já que as aulas decorrem sempre em piscinas com pouca profundidade.

Benefícios

Por ser um treino de baixo impacto não pressiona as articulações que suportam o peso do corpo, nem as costas. Ajuda a aumentar a densidade óssea e melhorar a circulação sanguínea, a postura, a flexibilidade, a força, a resistência, a a capacidade cardio-respiratória e a coordenação e o equilíbrio. Resultado: todo o sistema funcional e muscular é fortalecido e o stress reduzido.


Fonte: idade maior

Comentários