Ano novo, vida nova. O clichê é bem conhecido, mas esta é uma boa oportunidade para começar o ano revendo conceitos, principalmente, quando se trata de mudanças de hábitos em busca de mais qualidade de vida.
Com tantas informações, os cuidados preventivos se tornaram senso comum, mas não adianta conhecê-los, o importante é colocá-los em prática já nos primeiros dias do ano.
Deixar de fumar - A promessa é a mais frequente, mas a decisão de deixar o tabaco, embora seja das mais importantes, é também das mais difíceis. As recaídas são frequentes.
Contudo, é possível e o primeiro e decisivo passo é ter a consciência de que é necessário ser firme na decisão. Depois da decisão de largar o tabaco, é imperativo que seja definitivo.
Há muitas razões para deixar de fumar: melhora a respiração e o funcionamento do coração, atrasa o envelhecimento da pele e de todos os órgãos, diminui a ocorrência de enfarte do miocárdio, reduz a incidência de cancro e das doenças respiratórias.
Alimentação equilibrada - Perder uns quilinhos no próximo ano é uma boa opção para muitas pessoas. Os níveis de obesidade preocupam cada vez mais os especialistas.
As crianças, por exemplo, devem ter refeições pequenas e frequentes, mas ricas em nutrientes essenciais: ferro, cálcio e vitaminas, que se encontram em alimentos como o peixe, a carne, a fruta e os legumes. Nos adultos, as proteínas, as fibras, as vitaminas e os minerais têm um papel mais relevante.
Exercício físico - Não adianta prometer que vai matricular-se no ginásio. É preciso combater o sedentarismo e mexer-se todos os dias. Uma boa caminhada de 30 minutos diariamente pode fazer milagres.
Ou ainda subir pelas escadas e esquecer o elevador, dançar e deixar o carro em casa nas curtas distâncias. Não é apenas a parte física que beneficia com a actividade física, o exercício combate a tristeza, aumenta a autoestima, regula o sono e estimula a mente e a vida sexual.
Check-up - Realizar um check-up regular deve estar nos planos de qualquer pessoa, afinal qualquer pessoa saudável deve estabelecer um plano de vigilância para sua saúde.
Os exames rotineiros devem ser adaptados à idade e ao histórico de saúde do indivíduo. O mais importante é controlar a pressão arterial e o índice de massa corporal.
As análises também são importantes para verificar os níveis de colesterol e glicemia. Mulheres precisam investigar o cancro de mama e de útero. Os homens o da prostata.
Visita ao dentista - Uma boa higiene oral é fundamental para diminuir o risco de doenças e ter uma vida mais saudável. Fazer uma visita ao dentista pode ser uma boa resolução de ano novo.
De seis em seis meses é um intervalo de consulta frequentemente aconselhado pelos especialistas. Escovar cuidadosamente os dentes três vezes por dia e usar fio dental é obrigatório.
Sono tranquilo - Dormir pouco aumenta o risco de diabetes, hipertensão, obesidade, alguns tipos de cancro e desequilíbrios psicológicos. Por outro lado, uma boa noite de sono tem um efeito reparador sobre inúmeras funções do organismo, favorece a aprendizagem, a memória e a criatividade.
Alguns cuidados são fundamentais: evitar o álcool em excesso, diminuir o uso de estimulantes, como café, tabaco ou chá. Manter o quarto confortável, com pouca luz e sem ruídos é essencial.
Cuidados com a pele - Uma das estratégias mais eficazes para fortalecer a saúde da pele é nutrir o corpo por meio de uma alimentação saudável e equilibrada. Beber muita água, comer vegetais e fruta ajudam a manter a camada protectora menos exposta às agressões exteriores, como a poluição. Para combater o envelhecimento é imperativo usar protector solar antes de sair de casa, mesmo no Inverno.
Sem alergias - Manter a casa limpa e arejada é fundamental para combater as alergias. Ventilar a casa e controlar a humidade, aspirar regularmente o chão e o colchão, além de lavar as almofadas e a roupa da cama frequentemente são bons hábitos.
Em todos os grupos etários as alergias são um problema grave. Quanto mais os quadros alérgicos evoluem, maior o impacto e a dificuldade de restituir a qualidade de vida.
Vida sexual activa - O sexo não é só importante para a saúde física, como também o é para a saúde mental e psicológica. O prazer que o sexo proporciona faz com que as pessoas se sintam melhor consigo próprias, aumenta a autoestima e, consequentemente, fiquem mais dispostas a relacionamentos equilibrados. Sem contar que as pessoas sexualmente activas estão menos susceptíveis a sofrer de depressão.
Comentários
Enviar um comentário