Conheça Chi Kung

A filosofia médica defende que manter a saúde é muito melhor do que curar a doença, consiga-o através do Chi Kung

Chi Kung uma ginástica energética

Quando praticamos experimentamos simultanemante o seu papel preventivo e de ajuda curativa. Se for usado em estados de doença, o Chi Kung pode ajudar a curar; se não estiver doente, o Chi Kung irá estimular a sua saúde e a sua longevidade. Estas características fazem do Chi Kung um sistema de saúde com qualidades únicas em todo o mundo.

O conceito de saúde da Medicina Tradicional Chinesa

Ter saúde não é apenas não estar doente. Não se pode dizer que uma pessoa é saudável se está frequentemente inquieta, irritada, com lapsos de memória, se não consegue concentrar-se ou dormir de forma saudável e se não tem prazer no trabalho e/ou no lazer. No contexto da Medicina Chinesa, todos estes factos, aparentemente normais, são na verdade manifestações de um desequilíbrio energético.

A saúde depende da manutenção de um fluxo de energia livre e desimpedido por canais que circulam em todo o organismo - os meridianos. É quando este fluxo é bloqueado ou interrompido que pode manifestar-se a doença. O Chi Kung surge então paralelamente à acupunctura, moxabustão, fitoterapia, massagem tui na e dietética com um método terapêutico que ajuda a restabelecer o equilíbrio.

Benefícios do Chi Kung

O Chi Kung promove posturas e movimentos que, com uma prática continuada, induzem benefícios de diversas naturezas.

Prevenção: ajuda a evitar a doença.
Promoção da saúde: investe na maximização do potencial de saúde e bem-estar.
Tratamento da cabeça: restabelece o equilíbrio energético que permite a reposição do estado de saúde.
Desenvolvimento emocional, mental e espiritual: contribui para o auto-conhecimento e para uma melhor integração do ser humano na sua envolvente.

Praticar Chi Kung proporcionar-lhe-à uma viagem extraordinária por novos mundos. Quer experimentar? "Levantar o Céu"

Fique de pé com os braços a penderem naturalmente de cada lado do corpo e com a zona dos rins para fora. Feche os olhos. Preste atenção. Volte s palmas das mãos para baixo, flectindo-as no pulso, levando os dedos a apontar uns para os outros. Ao começar a inspiração, eleve os seus braços descrevendo um arco para cima, até que as mãos se voltem para o céu.

Siga as suas mãos com os olhos. Empurre as mãos para cima, como se, tocando no Céu, o quisesse levantar, afastar da Terra. E então, quando a expiração quiser começar, separe as suas mãos para os lados, trazendo-as até abaixo, até que voltem à posição inicial, fazendo também a cabeça voltar à posição inicial. Repita o exercício dez a vinte vezes. De cada vez que "Levanta o Céu", observe e sinta o seu corpo. É apenas isto!

Tal como muitos outros exercícios de Chi Kung, a forma deste exercício é simples. Pratique. O que importa não é a forma mas sim o fluxo de energia que ela induz.

Fonte: Revista vidaceleiro
Mais informações: http://www.esmtc.pt/

Comentários