Bases de maquilhagem

Actualmente as bases são fundamentais para conseguirmos uma pele lisa, uniforme e luminosa. Basta escolher um produto adequado e aplicá-lo de forma correcta para poder obter uma imagem perfeita em poucos minutos.

Nos últimos anos estes produtos melhoraram muito a sua qualidade e pode dizer-se que se tornaram verdadeiros tratamentos de beleza. As bases de maquilhagem de maior qualidade hoje em dia incluem filtros solares, hidratação e antioxidantes que protegem a pele ao mesmo tempo que dissimulam as imperfeições.

Qual escolher?

Podemos encontrar bases de maquilhagem líquidas, em creme, em pó etc..Para além disso, as bases podem conter fórmulas específicas para satisfazer as necessidades dos diferentes tipos de pele, de maneira que existem bases para pele sensível, pele oleosa ou pele seca e, até, específicas para peles com rosácea ou com cicatrizes.

Bases fluídas: São muito fáceis de aplicar e dão um aspecto natural, com um acabamento acetinado e luminoso à pele. São uma excelente opção para peles oleosas, já que a sua fórmula é mais aquosa e com pouco ou nenhum conteúdo de óleos.

Compactas em creme: São espessas e cobrem mais, pelo que são ideais para camuflar imperfeições. Há que ter cuidado com as quantidades aplicadas, pois pode ficar com um aspecto artificial. É adequada para peles secas e normais.

Compactas em pó. Utilizam-se nos casos em que a rapidez é necessária ou para fixar a maquilhagem já aplicada. São uma boa opção para peles oleosas, já que ajudam a diminuir brilhos.

Stick. São práticas e fáceis de aplicar. Perfeitas para viagens ou levar no bolso e retocar-se em qualquer momento. São ideais para peles normais e secas.

Cremes com cor. São mais ligeiros do que as bases de maquilhagem, ou seja, cobrem menos, já que se tratam, na realidade, de cremes hidratantes que incorporam cor para dar um tom natural mais homogéneo ao rosto.

Como escolher o tom da base

- Escolha um tom o mais parecido possível com o da sua pele.
- Aplique a base sob luz natural, para ver o resultado real no seu rosto
- Nunca deve escolher um tom mais escuro que a sua pele, se quer escurecer, o melhor é fazê-lo depois, com o blush ou com pós bronzeadores.


Fonte: Madalena Alçada Baptista

Comentários