Rituais de Ano Novo



Na noite de passagem de ano, ou noite de reveillon, poucas são as pessoas que dispensam certos rituais.

Com um ano novo à porta espera-se deixar para trás tudo o que correu mal e recomeçar com tudo o que poderá acontecer de bom. Para isso recorre-se a rituais, ou superstições de Ano Novo. Cumprir esses rituais dá conforto psicológico e mesmo quem se diz não supersticioso dá por si a executá-los, pois pelo sim, pelo não, mais vale prevenir. A tradição fala mais alto e ninguém quer arriscar um mau presságio para o ano novo que se avizinha.

O ritual mais popular é o de comer as 12 passas ao som das 12 badaladas da meia-noite e, por cada uma, pedir um desejo. Há um sentimento mágico associado à data de Ano Novo, que as pessoas aproveitam para tentar mudar o que acham estar mal nas suas vidas.

Mas as superstições de ano novo não se ficam por aqui, há ainda quem aproveite a passagem de ano para tomar decisões importantes, assumir compromissos e até mudar o estilo de vida, como é exemplo o deixar de fumar, o fazer dieta, casar, passar mais tempo com a família.

No fundo o que se faz é tentar começar tudo de novo, com a esperança de vida mais feliz. O conceito de renovação está subjacente a quase todas as tradições da passagem de ano.

Outros rituais de ano novo prendem-se com:

- subir a uma cadeira à meia-noite é sinónimo de prosperidade;

- ter uma nota no bolso ou atirar moedas ao ar, no momento em que soar a última badalada, para atrair riqueza.

- estrear uma peça de roupa interior (cueca azul) e/ou fazer a cama com lençóis novos, para atrair a boa sorte para o amor;

- deitar fora objectos velhos que já não são úteis;

- lançar foguetes;

- fazer barulho, batendo em panelas, para espantar os maus espíritos, os demónios que atormentaram o ano findouro;

- e o famoso brinde à meia noite com os amigos ou familiares.

Ano novo, vida nova! Claro que não são as superstições de passagem de ano, ou os rituais de ano novo, que vão mudar a vida das pessoas, contudo, pelo sim, pelo não, mais vale tentar, não se tem nada a perder em tentar!!

Fonte: aqui

Comentários