Se costuma deitar o óleo alimentar pelo ralo do lava-loiça da cozinha, pela sanita ou para o lixo comum, saiba que está a cometer um grande erro ambiental!
Efeitos ambientais
O que fazer?
O que acontece a este óleo alimentar usado?
Efeitos ambientais
Os óleos alimentares usados são um grave problema ambiental quando eliminados através da rede de esgotos urbanos, pois dificultam o trabalho das Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR). E, ao serem deitados fora indiscriminadamente, constituem um potencial perigo de contaminação de solos e de águas dos rios e do mar, provocando impactos negativos ao nível da fauna e da flora.
O que fazer?
Sabia que os óleos alimentares usados podem ser valorizados? Actualmente, os sectores da restauração, hotelaria e industria alimentar, os "grandes produtores" deste tipo de resíduos, têm adoptado medidas de recolha selectiva dos óleos alimentares usados e o seu posterior encaminhamento para valorização para locais adequados. A nível doméstico, basta colocar o óleo alimentar usado numa garrafa de plástico usada, identificando em seguida a garrafa como contendo óleo alimentar usado. Quando a garrafa estiver cheia, basta entregá-la num dos muitos locais de recolha aderentes, ou nos "oleões", já disponibilizados por alguns municípios.
O que acontece a este óleo alimentar usado?
É recolhido e reencaminhado para uma unidade de tratamento onde é posteriormente valorizado para a obtenção de produtos como biodiesel e sabão.
Comentários
Enviar um comentário