Conheça a Osteopatia

A palavra osteopatia deriva do grego osteon (osso) e pathos (doença). Esta forma de medicina complementar teve origem no trabalho de investigação do médico norte-americano Andrew Taylor Still em 1874, ao estabelecer a relação entre a alteração estrutural (músculo-esquelética) e o restante corpo como factor determinante na saúde. De acordo com Still, o corpo humano é um sistema capaz de se auto-regenerar, sendo dever do médico eliminar factores que o impediam de funcionar de forma saudável.

Assim cientificamente, a osteopatia assenta na anatomia e simultaneamente recorre a uma visão holística que integra a mente e o corpo, sendo que este acaba por curar-se a si mesmo desde que a  sua mecânica interna esteja saudável.

Resumindo, a osteopatia visa a globalidade, baseada na harmonia, no equilíbrio e na normal mobilidade da arquitectura osteomuscular com o objectivo de restaurar a função para uma melhor qualidade de vida.

Como funciona

O osteopata não elimina apenas as consequências do problema. Este profissional preocupa-se em encontrar as causas para poder correctamente, através de tratamentos naturais, restaurar a capacidade de cura e o equilíbrio do corpo.

Numa primeira sessão, para além do exame completo ao corpo, durante o qual são observados postura, simetria dos membros, mobilidade dos músculos e articulações, o osteopata avalia o historial clínico, o estilo de vida, investiga outros factores, nomeadamente de cariz emocional ou profissional, que podem ser determinantes. Em alguns casos, o osteopata poderá solicitar alguns meios auxiliares de diagnóstico, como radiografias, por exemplo.

Aliviar problemas

O osteopata pode ajudar a resolver várias dores, tais como:

- Dor de costas;
- Dor ciática;
- Dores musculares no pescoço, ombro ou braço, que resultem de doença crónica ou de lesão (por exemplo: lesões na cervical, torcicolos);
- Dores articulares, resultantes de distensões ou entorses, artrites e problemas de mobilidade da articulação dos maxilares;
- Dores de cabeça, enxaqueca e sinusite;
- Lesões desportivas;
- Stress de postura e ocupacional e lombalgias
- Pode também ajudar aliviar a tensão pré-menstrual, obstipação, problemas respiratórios e dores abdominais

As técnicas de manipulação relaxam os músculos, aliviam a dor, reduzem o stress, estimulam as terminações nervosas e promovem a circulação sanguínea.

O tratamento osteopático é seguro. Tenha cuidado de seleccionar um profissional qualificado. Existem, no entanto, determinadas patologias que podem restringir o recurso a esta técnica, nomeadamente cancro nos ossos, hérnias com prolapsos discais, infecções das articulações e certas doenças ósseas metabólicas.

Comentários