São seguras?
Conhecidas por melhorar o desempenho físico de atletas, as bebidas energéticas podem não ser tão benéficas quanto se pensava. De acordo com pesquisadores da Universidade de Nova Southeastern, na Florida (EUA), o consumo desenfreado desses líquidos pode causar insónia, arritmia, osteoporose, doenças cardiovasculares, complicações no parto e na gestação e problemas gastrointestinais.
Contudo, devemos começar por distinguir a noção de quantidade ingerida de cada vez que se consomem estas bebidas "energéticas". De facto, não é. aparentemente, prejudicial o consumo deste tipo de refrigerantes, se o seu consumo for esporádico. Estas bebidas são muito ricas em cafeína, um poderoso estimulante do sistema nervoso central. Cada lata poderá conter até 80 mg de cafeína, o equivalente a cerca de uma chávena de café. Consumir três latas num curto espaço de tempo poderá provocar, em pessoas sensíveis, sensações de ansiedade, agitação, dor de cabeça, insónias e palpitações.
A juntar a estes efeitos há que ter igualmente em conta que a ingestão de uma dose elevada de cafeína provoca um efeito diurético, logo, estas bebidas não são a melhor escolha quando se pretende fazer hidratação. O seu consumo está contra-indicado em indivíduos que sofram de hipertensão arterial.
Comentários
Enviar um comentário