Como limpar os ouvidos?

Para grande parte da população, limpar os ouvidos com cotonetes faz parte da higiene diária. Mas o que muita gente não sabe é que este simples ato pode gerar sérios problemas para a saúde dos ouvidos.

Toda a gente tem cera nos ouvidos, que pode ser desde cor amarela a marron escura. Ao limpar os ouvidos com os cotonetes o individuo pode magoar o ouvido, podendo originar otites externas, infeções além de lesões graves ou leves na membrana timpânica, como a perfuração do tímpano.

A cera - cerume - é produzida por glândulas existentes no canal auditivo mais externo, tendo como principal função proteger, por isso ela é produzida e expelida normalmente.

O cerume recobre a pele do canal e protege-o da água, que pode conter micro organismos nocivos e reter a poeira assim como partículas de areia, impedindo danos ao tímpano.

Como é impossível retirar a cera dos ouvidos com os cotonetes, o que se consegue fazer é empurrá-la em direção aos tímpanos. Ao limpar os ouvidos estimulamos as glândulas ceruminosas a produzirem mais cera, ou seja, quanto mais limpamos, mais cera o nosso organismo produz.

Como limpar os ouvidos?

- A melhor maneira de retirar o excesso de cera sem prejudicar o ouvido é utilizar uma toalha e fazer a limpeza logo após o banho, limpando somente até onde o dedo alcança, assim a cera não será empurrada em direção aos tímpanos.

- Nalgumas pessoas pode haver um excesso de produção de cera ou terem os canais auditivos estreitos demais, nestes casos a cera pode tapar o tímpano causando dificuldade na audição. Nestes casos é necessário retirar a cera, mas por um especialista, que utilizará equipamentos que não agredirão os ouvidos. Antes da limpeza pode ser preciso usar uma solução em gotas própria para amolecer e soltar a cera. 

Comentários