Controle o odor nos pés

O ambiente quente e húmido dentro dos sapatos facilita o crescimento de bacterias e fungos na pele e unhas dos pés. O odor resulta da multiplicação desses micro-organismos. O tratamento eficaz depende da eliminação destes agentes infecciosos.

Conheça algumas medidas para controlar o mau cheiro nos pés:

- Lave bem os pés com um sabonete anti-bacteriano e não se esqueça de lavar bem entre os dedos.

- Após o banho, seque bem, especialmente entre os dedos do pé: microorganismos ficam nesses espaços.

- Evite calçar os sapatos imediatamente. Permita que os pés sequem completamente use um secador de cabelo para ter certeza de que estão completamente secos antes de colocar as meias. O fungo do pé de atleta e outras bactérias adoram áreas quentes e húmidas.

- Aplique pó-talco: os talcos comuns ajudam a absorver o suor. Talcos anti-fúngicos próprios para os pés também ajudam a manter os fungos sob controle.

- Mude as meias diariamente. Meias de algodão ajudam a manter os pés secos porque absorvem a humidade. Meias de lã aumentam o suor. Se seus pés transpiram muito, troque as meias também a meio do dia.

- Os sapatos feitos de couro, e de materiais naturais deixam os pés respirar. Os sapatos em borracha aumentam a transpiração.

- Os sapatos com mau cheiro devem ser lavados e colocada uma palmilha nova.

- Não use os mesmos sapatos mais de dois dias seguidos. Deixe-os respirar pelo menos, 24 horas antes de usá-los novamente.

- O interior do sapato pode ser borrifado com soluções de fragrância para ajudar a controlar o odor.

- Areje seus pés: fique sem sapatos quando possível.

- Uma vez por semana cuide melhor de seus pés, durante o banho, quando a pele estiver amolecida, passe uma pedra-pomes na sola dos pés.

Comentários