A importância do aquecimento antes do exercício físico

É  importante não confundir aquecimento com alongamento. O aquecimento implica o aumento da temperatura corporal interna e muscular, enquanto que o alongamento aumenta o comprimento das fibras musculares, ou seja, não causa aquecimento

Fazendo um bom aquecimento obtemos um maior rendimento e evitamos futuras lesões.

O aumento da intensidade do aquecimento deve ser feito de uma forma gradual. Por exemplo, se for correr, comece devagar, apenas andando e fazendo um esforço leve. Depois vá aumentando o ritmo progressivamente até chegar à corrida.

O aquecimento deve ser feito até mesmo antes da musculação. Pode ser na bicicleta ou na passadeira. A duração do aquecimento depende da intensidade da atividade física que se vai praticar. Quanto mais intensa, maior o período de aquecimento. Normalmente o tempo dedicado é de 10 ou 15 minutos.

Outro fator a ser levado em conta no planeamento do aquecimento é a sua idade, quando mais novo, menos tempo precisa. O tipo de atividade física também deve ser considerado e para um desporto ou uma atividade intensa, é melhor procurar um treinador.

O aquecimento depende ainda do seu condicionamento físico, hora do dia da atividade (de manhã o aquecimento é mais lento) e temperatura (se faz frio, precisa aquecer mais).

Comentários