Conheça os sintomas da menopausa

Menopausa é o termo usado para designar o momento da última menstruação, ou seja o 1º ano de ausência de periodo menstrual.

Sendo esta, uma fase na vida da mulher e não uma doença, é o momento em que os ovários param de funcionar, de produzir o estrogénioprogesterona.


Em muitas mulheres a menopausa anuncia-se por irregularidades menstruais, menstruações mais escassas, hemorragias, menstruações mais ou menos frequentes.

Não existe idade pré-determinada para a menopausa. Geralmente ocorre entre os 45 e os 55 anos, no entanto pode ocorrer a partir dos 40 anos sem que isto seja um problema.

Em algumas mulheres não existem sintomas ou são muito suaves. Mas a maioria das mulheres têm os sintomas, apesar de muitas não considerarem  o problema suficientemente sério para consultar o médico.

Sintomas
.
A maioria dos sintomas da menopausa está directamente relacionado com a flutuação dos níveis de estrogénios. Afectam cerca de 80% das mulheres que entram na menopausa e, se em alguns casos a sua duração não ultrapassa os 2 a 3 anos, noutros as queixas prolongam-se por 5 anos ou mais.

- Ciclo menstrual irregular - As menstruações podem ocorrer mais cedo ou mais tarde que o previsto, o fluxo menstrual pode ser mais abundante ou mais escasso. Por fim vão ficando cada vez mais espaçadas, até que cessam completamente, num período de 1 a 3 anos.

- Afrontamentos (sensação de calor no tronco e face): Podem acontecer a qualquer momento sendo mais intensos ao final do dia, no Verão, e após a ingestão de bebidas alcoólicas ou comidas quentes ou ainda em períodos de tensão. Quando acontecem à noite causam suores nocturnos e insónia.

- Alterações de humor: O desequilíbrio na produção de estrogénios, pode desencadear alterações emocionais tais como: mudanças de humor, nervosismo, irritabilidade, podendo chegar a depressão.

- Secura vaginal - os ovários passam a produzir menos estrogénio e a diminuição dessa produção é a principal causa da secura vaginal. O estrogénio é um vasodilatador, responsável pela irrigação sanguínea da vagina, por isso, quando os seus níveis começam a baixar, as paredes vaginais tornam-se mais finas, mais secas e menos flexíveis. Para além disso, verifica-se uma diminuição das secreções vaginais e, como consequência directa, uma menor lubrificação vaginal.
 
 - Osteoporose: A falta de estrogénios conduz a uma diminuição da fixação do cálcio nos ossos, tornando-os mais frágeis. É importante ter uma alimentação rica em cálcio (leite e seus derivados, peixe e verduras), exposição solar (favorece a absorção da vitamina D) e praticar exercício físico leve (caminhadas). Deve diminuir os nº de cigarros e evitar as bebidas alcoólicas e o café em excesso pois prejudicam na absorção do cálcio. 

Comentários