Benefícios dos frutos secos

Os frutos secos estão divididos em duas categorias distintas: os frutos secos propriamente ditos ou oleaginosos, que são consumidos sempre no seu estado seco (nozes, amêndoas, amendoins, avelãs, pinhões, pistácios, etc.) e os frutos desidratados que podem ser consumidos frescos ou sujeitos a desidratação (passas, ameixas, alperces, etc.).

A saúde do coração

Muitos destes frutos, nomeadamente as amêndoas e as nozes, contêm níveis elevados de vitamina E, que nos defende das doenças cardíacas. A maioria dos frutos secos são ricos em gordura monoinsaturada que contribui para a redução do colesterol,  mas devem ser comidos com moderação, pois são muito calóricos. As nozes contêm ácido linoleico, que além de reduzir o colesterol, também reduz a tensão arterial, impedindo a produção de coágulos. Alguns frutos secos contribuem também para a formação de glóbulos vermelhos e prevenção da anemia.

Os frutos secos devem ser comidos apenas como substitutos de alimentos que contenham gorduras saturadas. Basta comer meia mão de frutos secos, diariamente, para se obter os seus benefícios.

Antioxidantes

Para além da vitamina E, muitos destes frutos contêm vitamina C e betacaroteno, que no organismo se transforma em vitamina A. Estas vitaminas antioxidantes são essenciais ao sistema imunitário, reforçando as nossas defesas contra as doenças. Em relação aos minerais antioxidantes, as nozes contêm selénio, enquanto que as amêndoas, pinhões e avelãs contêm zinco. Muitos deles contêm ainda uma série de vitaminas do complexo B, responsáveis pela transformação dos alimentos em energia e fortalecimento do sistema nervoso.

Ação fortificante Ricos quer em proteínas quer em hidratos de carbono, os frutos secos são alimentos energéticos indicados para casos de falta de apetite ou de peso, bem como para convalescentes e vegetarianos. O elevado teor de cálcio nas nozes, amêndoas e castanhas-de-caju fortalece os ossos, dentes e cabelo.

Muitos frutos secos têm ainda propriedades anti-inflamatórias, que contribuem para a redução dos sintomas da artrite reumatóide e alguns problemas de pele.

Prefira este tipo de frutos no seu estado natural, evite os salgados.

Comentários