Alimentos que ajudam a controlar a ansiedade

Sem dúvida, a ansiedade é considerada um dos maiores problemas da actualidade. A agitação e a correria do dia-a-dia contribuem para o seu aparecimento.

Impaciência, irritação, menor concentração e memorização são alguns dos sintomas emocionais da ansiedade. Além disso, ela provoca mudanças físicas, como cansaço, palpitações, dores de cabeça e tonturas.
 
Inclua na sua dieta diária os seguintes alimentos, pois têm o poder de ajudar a controlar a ansiedade:
 
Alface: O talo da alface tem lactucina, substância que funciona como calmante. Rica em folato. A falta deste elemento no organismo causa depressão, confusão mental e cansaço.

Banana: Esta fruta contém um tipo de proteína que o corpo converte em serotonina, substância que ajuda a relaxar e faz sentir melhor. Além de ser uma fonte de energia.

Tomate: Possui grande quantidade de vitamina B6 e vitamina C, substâncias que ajudam a combater a irritação.

Maçã: Rica em fibras, carboidratos, vitaminas A, B1, B2, B6, C, minerais, zinco, magnésio e selénio. Combate a ansiedade e relaxa.

Uvas: Contém uma boa dose de vitaminas do complexo B, que ajudam no funcionamento do sistema nervoso. A vitamina C e os flavonóides da uva são antioxidantes, que retardam o envelhecimento da pele e ajudam a combater o colesterol. Além disso, é energética.

Carne: Possui niacina, uma vitamina do complexo B que, quando está em falta no organismo, causa depressão. Também é rica em ferro e cobre, que combatem a anemia e transportam o ferro.

Ovos: Os ovos possuem tiamina e a niacina (vitaminas do complexo B), ácido fólico e acetilcolina, cuja carência no organismo pode causar apatia, ansiedade e até perda de memória. Dois ovos por semana é uma porção bastante saudável.

Laranja: Rica em vitamina C, cálcio e vitaminas do complexo B, a laranja ajuda o sistema nervoso a trabalhar adequadamente. O cálcio presente em sua composição é relaxante muscular e combate o stress. E essa fruta ainda é energética, hidratante e previne a fadiga.

Mel: Ajuda o organismo a produzir uma maior quantidade de serotonina, neurotransmissor que está intimamente ligado às mudanças de humor.

Comentários