Tristeza ou depressão: Como distinguir?

De uma maneira geral, a depressão é a tristeza que não passa, e que muitas vezes parece não ter um motivo definido. É perfeitamente natural que, em momentos de grande tristeza, as pessoas sintam um grande desânimo na vida. O problema é quando a tristeza não passa.

Normalmente, a tristeza é vencida depois de um período de luto, e a vida recomeça. Mas, quando a tristeza não vai embora, pode estar encobrindo uma depressão. Se uma pessoa percebe que está com muita dificuldade em vencer o sofrimento, deve procurar auxílio médico o quanto antes.

Embora os sintomas da depressão variem muito, alguns são comuns a quase todas as pessoas que sofrem deste mal. Veja quais são:

Distúrbios do sono

A insónia está ligada directamente à depressão. Embora nem todas as pessoas que sofram de insónia estejam deprimidas, a grande maioria dos deprimidos sofre de insónia, especialmente aquela em que de desperta durante a madrugada e não consegue voltar adormecer. Outro tipo de insónia comum entre as pessoas que sofrem de depressão é quando se dorme longas horas, mas o sono não é reparador.

Distúrbios alimentares

A falta ou o excesso de apetite também pode estar ligado à depressão. Em geral, as pessoas que sofrem de anorexia ou de bulimia, por exemplo, estão deprimidas.

Melancolia

O indivíduo deprimido está sempre triste e sem vontade de fazer nada. Em alguns casos, momentos de melancolia são intercalados por momentos de euforia. 

Autoflagelação

Mesmo sem perceber, o indivíduo deprimido parece querer infligir sofrimento a si mesmo. É muito comum, também, que a depressão cause problemas ao sistema imunológico, e o indivíduo adoeça.

Pensamentos mórbidos

A pessoa deprimida pensa muito em morte - não necessariamente em suicídio. Esses pensamentos não devem ser incentivados, mas precisam ser compreendidos.

Fonte: Terra - Vida e saúde

Comentários