Intestino saudável ajuda a eliminar a barriga

O funcionamento dos intestinos varia de pessoa para pessoa, mas são as mulheres que mais sofrem com o pesadelo da sensação de barriga inchada, dores e mal-estar intestinal.

Na maior parte das vezes, a prisão de ventre está associada a um desequilíbrio alimentar.

Troque o pão branco por pão integral e o arroz branco por arroz integral, coma frutas com casca e vegetais crus. Ao pequeno-almoço, não deixe faltar os cereais. A ameixa e o kiwi têm fama, e proveito, de serem os mais eficazes quando se trata de regularizar o trânsito intestinal. E, para completar, não se esqueça: uma boa digestão começa pela boca. Portanto, mastigue, mastigue e mastigue.

Se comer muita fibra e não beber água suficiente, a prisão de ventre pode até agrava-se.

As fibras não funcionam sozinhas. O papel da água é amolecer o bolo fecal, reduzindo o esforço dos músculos abdominais para expelir as fezes. O ideal é beber 1,5l a 2 litros de água por dia. Podendo substituir parte da água por sumos naturais. Mas atenção: o refrigerante ou água com gás não contam! A água gasosa tem ácido fosfórico, que desidrata o organismo, deixando-o ainda com mais sede.

Fazer exercício físico com regularidade

O exercício aeróbico liberta adrenalina, substância que estimula as contracções do intestino e, assim, facilita a evacuação. Caminhar por cerca de 40 minutos, três vezes por semana, já é suficiente. O mais importante é manter a regularidade. Há ainda um benefício extra: realizar uma actividade física ajuda a controlar a ansiedade. Muitas mulheres ansiosas têm a tendência de transformar a ansiedade num sintoma físico, provocando tensão muscular no intestino, prejudicando o bom funcionamento intestinal.

Yoga ajuda

Em pé de joelhos levemente fletidos, mãos apoiadas nas coxas. Solte todo o ar dos pulmões e segure a respiração. Contraia e relaxe o abdómen várias vezes seguidas. Quando estiver sem folego, inspire, expire e comece outro ciclo de contracção e relaxamento do abdómen. Comece com dois ciclos e aumente a cada dia, até conseguir fazer dez ciclos.

Comentários