Excesso de limpeza provoca mais alergias

O aumento das alergias está ligado aos hábitos excessivos de limpeza, conclui um estudo canadiano.

Uma das principais causas para o aumento das alergias é a ausência de bactérias nos ambientes que nos envolvem. Essa é a primeira conclusão de um estudo do investigador Guy Delespesse, da Faculdade de Medicina da Universidade de Montréal, no Canadá. Delespesse defende que o excesso de limpeza das casas está ligado à maior incidência de alergias, sobretudo nas crianças.

"Há uma relação inversamente proporcional entre o nível de higiene e a incidência de alergias e doenças auto-imunes", afirma o autor do estudo, citado pelo diário britânico Telegraph . "Quanto mais estéril é o ambiente em que uma criança vive, mais elevado é o risco de desenvolver alergias", acrescenta.

Ainda que boas práticas de higiene reduzam a exposição a bactérias perigosas, também impedem a exposição a outros microorganismos importantes. Como acontece em particular com o sistema digestivo. "As bactérias do sistema digestivo são essenciais para a digestão e servem para educar o nosso sistema imunitário. Ensinam-no a reagir a substâncias estranhas", explica Delespesse. "Isto revela-se a chave do desenvolvimento do sistema imunitário da criança".


Comentários