Chegada da Primavera: Alergias

É com a chegada da Primavera que as alergias atacam em força, interferindo na vida de muitas pessoas.

Com a subida da temperatura, a maioria das plantas, iniciam o processo de polinização,  fazendo com que a concentração de pólenes aumente nesta época do ano.

Os sintomas de alergia ao pólen é caracterizada por espirros, nariz entupido, comichão e nariz a pingar, em situações mais graves podem ainda ser acompanhados por conjuntivite alérgica (olhos vermelhos, lacrimejantes, comichão e inchaço).

A melhor opção para as pessoas mais susceptíveis a alergias é a prevenção.

Medidas preventivas para doentes alérgicos a pólenes

- Consultar o Boletim Polínico - Para saber  as concentrações dos pólenes no ar (baixas/moderadas/elevadas) visite o site oficial da SPAIC, Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (http://www.spaic.pt/)

- Use óculos escuros sempre que sair à rua - Protegem os olhos dos irritantes pólenes, evitando a vista lacrimejante e irritada.

- Mantenha as janelas fechadas - se sofre de alergias na primavera, mantenha as janelas de casa fechadas, principalmente nos dias em que a concentração de pólenes é mais elevada. O mesmo aplica-se a viagens de automóvel - mantenha os vidros fechados.

- Evite realizar actividades ao ar livre quando as concentrações de pólen forem elevadas. Passeios no jardim, cortar a relva, campismo ou a prática de desportos na rua, irão aumentar a exposição aos pólenes e o risco para as alergias.

- Faça a medicação prescrita - A medicação será a forma mais eficaz de combater os sintomas de alergia. Consulte um médico especialista de Imunoalergologia para o diagnóstico correcto e prescrição do medicamento mais adequado. A prevenção poderá passar pela realização de vacinas anti-alérgicas.


Fonte: http://www.spaic.pt/

Comentários