Cuidado com os saltos: seus pés agradecem!

O maior problema do salto alto é a má distribuição do peso do corpo. Quanto mais alto o salto, menos o calcanhar participa na sustentação do corpo, e a pressão tende a concentrar-se no dedo grande do pé, provocando por vezes dores nos pés, joanetes e dores na região lombar. Nem sempre a mulher que usa salto alto têm problemas.

Como para a maioria das mulheres que usam salto, deixar de os usar está fora de questão, até porque muitas precisam de os usar no trabalho. O melhor é dedicar-lhes muita atenção e cuidados redobrados.

Os sapatos com plataforma não forçam tanto a curvatura do pé, são mais confortáveis e diminuem as hipóteses de calosidades.

Ainda para não forçar a articulação dos joelhos, alterne saltos muito altos com outros mais baixos. Os saltos com quatro a cinco centímetros são os mais indicados, pois mantém o equilíbrio e peso do corpo bem distribuído.

Os saltos com mais de seis centímetros sobrecarregam as articulações dos joelhos e estimulam o aparecimento de calos e joanetes.

Antes de deitar-se, faça exercícios com os pés (movendo todos os dedos e rodando o tornozelo em movimentos circulares) acrescentando ainda, umas massagens com um creme hidratante.

Deve ainda evitar, que ao sentar-se os seus pés fiquem longe do chão, pois é péssimo para a postura e circulação. 

Comentários

  1. Os pés são companheiros para sempre, são as nossas rodas; precisando de manutenção. Estou longe conhecendo outros lugares, graças a eles. Obrigado pés

    ResponderEliminar

Enviar um comentário