Queda de cabelo na mulher



A queda de cabelo é uma queixa frequente de muitas mulheres e que pode tornar-se um grande pesadelo. Muitas com certeza já tentaram vários tratamentos por conta própria sem obter sucesso e só depois procuram um médico.

Normalmente perdemos de 50 a 100 fios de cabelo por dia, sendo substituídos por outros que nascem no mesmo folículo dando início a um novo ciclo. Existe uma tendência natural para a queda de cabelo no Outono.
.
Mas, quando sente que os cabelos estão a cair em grande quantidade ou quando se tornam cada vez mais finos e escassos, não deve adiar a consulta a um dermatologista para descobrir com precisão a causa.


Principais causas de queda excessiva de cabelos na mulher
.
As causas da queda de cabelo podem ser internas ou externas.
.
Causas externas
.
- Desgastes por produtos químicos, tais como: Permanentes, tintas no cabelo, sessões de alisamento. Nestes casos deve-se parar completamente com o uso dos produtos químicos, até que os cabelos estejam novamente revitalizados.
.
- Exposição excessiva a raios ultravioletas, uso de secadores e escovagem brusca.
.
Causas internas
.
- Pós-parto: A queda nestes casos é normal, ocorre porque a mulher está em recuperação dos desequilíbrios hormonais da gravidez. Outro factor agravante é na amamentação, em que a mulher cede muitos nutrientes ao bebé através do leite.
.
- Má alimentação: a deficiência em ferro pode ocorrer por uma diminuição da ingestão ou absorção do ferro por uma perda crónica através do sangue, como por exemplo em mulheres com o período menstrual muito longo ou em grande quantidade.

- Micoses no couro cabeludo: Esta infecção é contagiosa. Forma inicialmente pequenas áreas de descamação que resultam em áreas de cabelos quebradiços eritema (vermelhidão) e edema (inchaço). O tratamento será feito com medicação oral.
.
- Uso de pílulas anticoncepcionais: Muitas mulheres que utilizam a pílula anticoncepcional tem tendência e ter queda de cabelo. Deverá procurar o seu ginecologista para substituir a pílula.
.
- Desequilíbrios hormonais: Se houver uma diminuição da produção da hormona da tiróide (hipotireoidismo) ou o aumento (hipertireoidismo) pode causar queda de cabelo. Ao ser diagnosticado, o tratamento corrige significativamente este problema.
.
- Febres altas e infecções: Uma gripe forte pode levar a uma queda excessiva de cabelos por algum tempo.
.
- Alguns tipos de medicação: Medicamentos utilizados no tratamento da gota, artrite, depressão, hipertensão arterial pode contribuir para a perda capilar.

- Calvície hereditária: É uma causa comum de queda de cabelo, uma vez que pode ser herdada tanto do lado materno como paterno da família.

- Outras causas:
- Stress psíquico

- Tabagismo;

- Abuso de bebidas alcoólicas

- Menopausa

- Ovários policísticos

Comentários