O Poder do Limão


O limão pode ser considerado o rei dos frutos curativos, sendo impressionante a quantidade e a variedade das suas aplicações.

Ao contrário do que as pessoas pensam o limão em seu estado natural tem um sabor azedo e um princípio activo de ácido cítrico, porém, quando entra em contacto com o meio celular, no interior do nosso organismo, é transformado, comportando-se como um neutralizante da acidez interna.

Os efeitos antioxidantes e alcalinizantes permitem que o limão “limpe” o sangue e proteja veias e artérias, ajudando a eliminar o mau colesterol (LDL), reforçando a parede dos vasos, dando elasticidade às artérias e impedindo a coagulação excessiva do sangue. Com o sangue livre do excesso de substâncias prejudiciais, há menos riscos de desenvolver problemas cardiovasculares.

O limão é capaz de eliminar as toxinas do organismo, ele impede que o ácido úrico se acumule e previne artrite, nefrite, (inflamação dos rins) e calculos renais. Este fruto desintoxica o organismo, pois regula o intestino e promove o bom funcionamento do fígado.

Adequadamente usado pode cicatrizar úlceras do estômago; os ácidos do limão destroem os germes e as bactérias nocivas que se libertam e que contribuem para gerar as ulcerações.

O limão tem acção anticancerígena, actua como anti-inflamatório, previne o envelhecimento precoce, problemas nos olhos e nas vias respiratórias. O corpo humano não consegue sintetizar nem armazenar vitamina C, pois, precisamos diariamente, de pelo menos 60mg desta vitamina. É por isso importante repor esta quantidade todos os dias, consumindo alimentos ricos neste nutriente. O limão é uma óptima opção para quem está com a imunidade baixa ou mesmo queira ter os níveis recomendados desta vitamina em dia.

A medicina Ayurvédica, trata a maioria das dificuldades digestivas com receitas à base de limão. Vejamos algumas receitas que ela sugere para tratar:

Todo o tipo de acidez ou gastrite: em jejum, após as actividades matinais de meditação, tomar o sumo fresco de 1 limão diluído em meio copo de água morna e uma pitada de sal marinho.

Azia: espremer o sumo de 1 limão em meio copo de água fresca e beber imediatamente.

Colite: tomar 3 vezes ao dia um copo de água fresca com sumo de meio limão.

Comentários