Cuidado com o consumo de sal

Há muito tempo que ouvimos os médicos dizer que reduzir a ingestão de sal previne doenças do coração, principalmente a tensão alta (hipertensão). Na maioria dos casos de hipertensão, só reduzir o sal na comida não é suficiente, mas que ajuda, ajuda.

O sal de mesa é também conhecido como cloreto de sódio, sendo o sódio o mais problemático e não o cloro. Sabe-se que o sal de mesa tem 40% de sódio, e que está presente em vários produtos industrializados que consumimos diariamente, como o pão, o queijo, os cereais, as bolachas, os enlatados, etc.

A elevada ingestão de cloreto de sódio (sal de cozinha) faz o organismo reter mais líquidos e aumentar de volume, podendo levar ao aumento da pressão sanguínea e causar a hipertensão, responsável pelo enfarte e acidente vascular cerebral. O consumo excessivo de sal pode também afectar os rins.

A redução da ingestão de sal beneficia claramente as pessoas que sofrem de hipertensão.

Como evitar o consumo excessivo de sal

- Não tenha o saleiro na mesa;
- Evite conservas e enlatados como pickles, azeitonas, patês.
- Prefira os alimentos frescos.
- Dê preferência ao queijo branco.
- Evite salgadinhos, batatas fritas, amendoins com adição de sal;
- Evite os enchidos (linguiça, salsicha, presunto, farinheiras)
- Use ervas aromáticas.(salsa, coentros, oregãos, estragão, alecrim, tomilho, manjericão etc.), dão um óptimo sabor aos seus pratos.
- Cuidado com os alimentos industrializados, pois incluem sal de forma camuflada. Confira sempre a sua composição no rótulo da embalagem.

Factos importantes

Com o passar dos anos, o organismo diminui a sua capacidade de eliminação de sódio. As pessoas mais idosas devem redobrar os cuidados no consumo de sal. Este facto está associado à menor elasticidade dos vasos sanguíneos que com a idade aumentam as hipoteses de enfarte.

O excesso de sal pode piorar os sintomas da tensão pré-menstrual(TPM).

Comentários